> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Empresa austríaca faz primeiro teste mundial para vacina contra Parkinson

terça-feira, 5 de junho de 2012

MUNDO: Empresa austríaca faz primeiro teste mundial para vacina contra Parkinson

O primeiro teste em pacientes para elaborar uma vacina terapêutica contra o mal de Parkinson teve início na Áustria, uma novidade mundial, anunciou a empresa de biotecnologia austríaca Affiris.

"O primeiro estudo clínico no mundo para o desenvolvimento de uma vacina contra o mal de Parkinson foi lançado pela Affiris", afirma a empresa em um comunicado. A vacina terapêutica, chamada PDO1A, ataca uma proteína, a alfa-sinucleína, que desempenha um papel importante no desenvolvimento e na progressão da doença. A PDO1A deve "educar o sistema imunológico para que este gere anticorpos dirigidos contra a alfa-sinucleína", explica a Affiris.

"A vacina oferece pela primeira vez a perspectiva de um tratamento das causas do mal de Parkinson, e não apenas dos sintomas", destaca a empresa. Segundo o conhecimento atual, o mal de Parkinson é provocado por depósitos no cérebro de alfa-sinucleína de forma patológica. Uma redução dos depósitos desta proteína poderia ter efeitos benéficos na evolução da doença, de acordo com a Affiris.

"Pela primeira vez no mundo, a imunoterapia é aplicada ao tratamento do mal de Parkinson", afirmou o diretor geral da empresa, Walter Schmidt. A vacina entrou na primeira etapa de seu teste clínico, efetuado em 32 pacientes em uma clínica de Viena. A primeira fase pretende determinar e a PDO1A é tolerável e segura para o ser humano.

Cada paciente é submetido a testes durante 12 meses e o estudo prosseguirá até o fim de 2012, segundo o diretor médico do estudo para a Affiris, Achim Schneeberger. O estudo recebeu apoio financeiro da fundação do ator americano Michael J. Fox, que sofre do mal de Parkinson, de 1,5 milhão de dólares.

AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário