> TABOCAS NOTICIAS : MP do Trabalho denuncia discriminação e pede retorno dos bancários demitidos pelo Itaú

sábado, 30 de junho de 2012

MP do Trabalho denuncia discriminação e pede retorno dos bancários demitidos pelo Itaú

O Ministério Público do Trabalho (MPT) apresentou na Justiça pedido de reintegração dos trabalhadores que foram demitidos pelo Itaú Unibanco desde março de 2011. A ação civil pública, assinada pela procuradora Margaret Matos de Carvalho, denuncia que as "inúmeras demissões" tiveram "nítido caráter discriminatório" e visaram aos mais velhos, às pessoas com deficiência e aos portadores de doenças ocupacionais.

"Os empregados dispensados eram os que contavam com mais idade e tempo de serviço, sendo que muitos se encontravam há poucos meses do tempo necessário para requerer aposentadoria", diz trecho da ação. Outra irregularidade das demissões, de acordo com a procuradora, é a falta de negociação coletiva prévia com as entidades sindicais que representam a categoria.

A procuradora não especifica na ação civil pública, que tramita desde a semana passada na 9ª Vara do Trabalho de Curitiba, o número exato de bancários que seriam beneficiados por uma eventual decisão favorável da Justiça. Com pedido de liminar, a ação do MPT solicita que o banco apresente a relação das dispensas efetuadas no período. Mais em http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2012/06/29/interna_brasil,382228/mp-do-trabalho-denuncia-discriminacao-e-pede-retorno-dos-bancarios-demitidos-pelo-itau.shtml

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário