> TABOCAS NOTICIAS : Mais de um terço dos brasileiros não tem conta bancária

terça-feira, 12 de junho de 2012

Mais de um terço dos brasileiros não tem conta bancária

Agencia Estado
Pesquisa divulgada nesta terça-feira (12/06) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada pelo Ibope, indica que mais de um terço da população brasileira (36%) não possui conta em banco. Mais da metade desse contingente - 60% - aponta a falta de condições financeiras como o principal motivo para não possuir relacionamento bancário. A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios.
De acordo com a pesquisa, mais de um terço da população brasileira tem dívidas, com um porcentual maior entre homens do que entre mulheres. Entre os níveis de renda, as pessoas com renda mais baixa são as que dizem ter maior dificuldade de pagar suas dívidas.
Segundo o levantamento, o brasileiro ainda prefere pagar em dinheiro os seus compromissos. O papel moeda é usado como o principal meio de pagamento por quatro em cada cinco cidadãos do País, informa o Ibope. Já o chamado dinheiro de plástico, o cartão de crédito, é o principal meio de pagamento de somente 13% da população, de acordo com os dados divulgados pela CNI.
Entre os produtos e serviços financeiros usados pelos brasileiros, o Ibope identificou que somente 12% da população não fez uso de serviço bancário nos últimos 12 meses. Entre os que usam o sistema bancário, a maioria (93%) usa o atendimento pessoal, 68% usam o autoatendimento e 15% recorrem à internet.
A caderneta de poupança, cujas regras foram alteradas no mês passado pelo governo, é a aplicação preferida por 68% dos brasileiros que guardam dinheiro. Mas o número dos que poupam ainda é baixo, somente três em cada 10 cidadãos fazem alguma reserva, de acordo com a pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário