> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Prefeitura implantará projeto de vassouras ecológicas

terça-feira, 5 de junho de 2012

ITABUNA-BA: Prefeitura implantará projeto de vassouras ecológicas

A Prefeitura de Itabuna implantará um projeto destinado à fabricação de vassouras ecológicas, utilizando garrafas PET. Um treinamento com essa finalidade será oferecido, contemplando especialmente famílias cadastradas no programa Bolsa Renda Municipal. Com objetivo de conhecer a técnica, o diretor do Departamento de Combate à Pobreza, Márcio Abreu, e o coordenador do Programa Bolsa Renda Municipal, Alisson Silva, visitaram fabricas que já produzem a “vassoura PET” no estado de Minas Gerais.
Esse tipo de vassoura já é utilizada em muitos municípios mineiros para a varrição de ruas e também pelas donas de casa. Estima-se que a durabilidade do utensílio seja três vezes maior que a tradicional vassoura de piaçava.
Abreu destaca que o projeto tem aspectos positivos que abrangem questões ambientais e sociais. “Além de proporcionar geração de renda, a produção dessas vassouras viabilizará o resgate social de comunidades carentes, com criação de associações e cooperativa de catadores e aumento da coleta seletiva, diminuindo assim a quantidade de plásticos que geralmente vai para os lixões e diminuição dos gastos com limpeza pública municipal, uma vez que a durabilidade da vassoura é maior”, afirma o diretor.
As máquinas utilizadas no processamento das garrafas para a fabricação dos fios das vassouras serão confeccionadas no município de Itabuna, com recursos próprios, durante o treinamento que será oferecido. Texto: Haísa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário