> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA> Nova Califórnia ganha urbanização e estação de tratamento de esgotos

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ITABUNA-BA> Nova Califórnia ganha urbanização e estação de tratamento de esgotos

Com a supervisão de técnicos da Emasa, uma equipe de 14 homens intensifica as obras de infraestrutura e urbanização do bairro Nova Califórnia e da Califórnia, atendendo cerca de 50 ruas, de acordo com o projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano. As obras são realizadas em uma parceria com o Ministério das Cidades e com uma contrapartida de recursos do município.
Segundo Ailson Souza, que supervisiona os trabalhos, o projeto contempla cerca de 5 mil metros lineares de esgoto convencional, complementado por uma estação de tratamento de resíduos, além de melhorias no sistema de abastecimento de água, com rebaixamento da rede, terraplanagem, pavimentação e urbanização.
Souza explica que as obras da estação de tratamento de esgotos está para ser iniciada, devendo mobilizar mais 15 operários. A estrutura modular terá unidades similares em diversos bairros, a exemplo da Urbis IV, Campo Formoso, Jorge Amado, entre outras áreas da cidade, com a previsão de eliminar 30% dos esgotos hoje drenados para o Rioo Cachoeira.
O governo municipal vem investindo na substituição sistemática do esgotamento condominial nos diversos bairros, considerado ineficiente, com a implantação de redes de esgotos convencionais. As obras no bairro Nova Califórnia incluem ainda a limpeza de 2 mil metros de canal, o que fortalece a estratégia de combate à dengue.
Segundo o supervisor, foram concluídos 1,8 mil metros de rede de esgoto e a previsão é de que as obras estejam finalizadas num prazo de 90 dias, inclusive os equipamentos urbanos comunitários, a exemplo de uma quadra poliesportiva e áreas de lazer.
Para Eduardo Lessa, residente na Rua M, na parte alta do Nova Califórnia, as obras vão melhorar a qualidade de vida da população e também valorizar os imóveis. “Nós já temos abastecimento de água. Com o esgoto e a pavimentação, as coisas melhoram ainda mais e vamos ter mais facilidade de acesso para veículos,” afirma o morador. Texto : Kleber Torres Foto : Haisa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário