> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Município é referência em tratamento de doença falciforme

quarta-feira, 20 de junho de 2012

ITABUNA-BA: Município é referência em tratamento de doença falciforme

Itabuna tem registrados 877 portadores de doença falciforme, e todos são cadastrados e assistidos pelo Centro de Referência em Doença Falciforme (CRDF). A unidade foi implantada em 2009 pelo prefeito Capitão Azevedo, e é a única especializada na Bahia para atendimento gratuito a esse tipo de paciente.
“É sem dúvida um grande avanço na saúde pública no município, e até uma ousadia pelo investimento que foi feito tanto na sede própria e exclusiva, quanto nos equipamentos e, principalmente, na capacitação da equipe de profissionais multidisciplinares que atua no centro”, destacou o diretor da Divisão de Média e Alta Complexidade, Tiago Domingos dos Santos.
  Segundo ele, a cada 650 pessoas que nascem na Bahia, uma apresenta a doença falciforme, o que levou o prefeito Azevedo a implantar o CRDF, que funciona na rua Miguel Calmon, 95, centro da cidade. “Depois da implantação do centro, houve uma sensível diminuição no número de internamentos hospitalares em Itabuna, o que significa que foi uma das maiores ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida de nossa comunidade”, enfatiza o diretor.  
Santos explicou que a anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, predominante em afrodescendentes, mas que também pode se manifestar em pessoas de outras etnias. Segundo o diretor, a enfermidade é causada por mutação genética, responsável pela deformidade dos glóbulos vermelhos e tem sintomas como dores articulares, fadiga intensa, palidez e atraso no crescimento. Leia mais em http://www.itabuna.ba.gov.br/portal/noticia/957/itabuna-referncia-em-tratamento-de-doena-falciforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário