> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Ministério da Saúde elogia prevenção de DTS/AIDS e hepatites virais

segunda-feira, 4 de junho de 2012

ITABUNA-BA: Ministério da Saúde elogia prevenção de DTS/AIDS e hepatites virais

O diretor do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Eduardo Barbosa, que esteve na região participando de um trabalho de combate ao preconceito e à discriminação contra os portadores de Aids, elogiou as ações realizadas pela Coordenação Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais de Itabuna na prevenção e no atendimento à população local.
Barbosa foi recebido pelo prefeito Capitão Azevedo em seu gabinete no Centro Administrativo Firmino Alves, e participou de reuniões com o secretário da Saúde, Geraldo Magela, e com a coordenadora de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Maria Vitória Gonçalves, com quem conversou sobre a possibilidade de ampliar as ações municipais em conjunto com o Ministério da Saúde.
O diretor destacou que a Coordenação Municipal DST/HIV/Aids e Hepatites Virais em Itabuna tem um bom serviço de acolhimento e prevenção, com uma equipe multidisciplinar de profissionais, o que, segundo ele, é ideal para o atendimento à população, Barbosa destacou a realização recente de uma Semana de Hepatites Virais, com palestras, oficinas e ações educativas.
O integrante da equipe do Ministério da Saúde quer ampliar parcerias com o município na área de DST/HIV/Aids, Hepatites Virais e Sífilis, para controlar a transmissão vertical das doenças. “Hoje ainda temos um grande número de casos de transmissão da sífilis das mães para os filhos e a nossa proposta é a de tentar eliminar a sífilis congênita”, explicou.
Para Barbosa, a prevenção das hepatites virais exige um trabalho mais forte em escala nacional. “Nosso maior desafio está em ampliar o conhecimento das pessoas sobre o problema, daí a necessidade de envolvimento de um maior número de municípios na campanha, mas ao mesmo tempo é estimulante vermos o serviço implantado em Itabuna e que funciona graças ao apoio da Prefeitura,” declarou. Texto : Kleber Torres Foto : Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário