> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: JUÇARA FALA DE PROBLEMAS DO HBLEM, MAS NÃO MENCIONA RESPONSABILIDADE DA SESAB

sábado, 9 de junho de 2012

ITABUNA-BA: JUÇARA FALA DE PROBLEMAS DO HBLEM, MAS NÃO MENCIONA RESPONSABILIDADE DA SESAB

Juçara poupa o Estado na crítica contra o Hospital de Base
Na série de entrevistas que faz com os pré-candidatos a prefeito de Itabuna, o Alerta Total (Cabrália/Record News) ouviu hoje (8) a petista Juçara Feitosa, que prometeu usar de alegada proximidade com os governos estadual e federal para “turbinar” a cidade com obras.
A pré-candidata aproveitou para fazer críticas à Prefeitura pelo mau funcionamento do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, unidade de referência para pacientes graves de mais de 100 municípios. Crítica justa, porém mal endereçada.
Em uma avaliação honesta, adjetivo que às vezes se deleta nas campanhas eleitorais, é preciso observar que o repasse dos recursos financeiros do Hospital de Base é uma responsabilidade do Governo do Estado desde novembro de 2008. Transferência esta que é normalmente feita com bastante atraso, o que compromete a qualidade dos serviços (o repasse do mês de abril foi realizado somente agora em junho).
Compete ao Estado custear e distribuir cotas dos procedimentos especializados (a chamada média e alta complexidade), que sofreram uma redução drástica desde a perda da gestão plena (enquanto a demanda aumentou, o Estado diminuiu as cotas em mais de 50%, principalmente nas áreas de cardiologia e oftalmologia). Mas isso a petista não vai reconhecer nunca.
Vale destacar o trecho da portaria 2.886 do Ministério da Saúde, que determina a responsabilidade do Estado com relação à média e alta complexidade. Diz o instrumento que tirou a gestão plena do município:
A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia é responsável pela garantia e continuidade das ações e serviços de saúde referentes à média e alta complexidade (grifo nosso), para a população do Município de Itabuna e população referenciada”.
Todo itabunense que já enfrentou dificuldade para ser atendido nos hospitais locais, pelo SUS, precisa ter consciência disso. FONTE cenabahiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário