> TABOCAS NOTICIAS : Fim do voto secreto

sábado, 23 de junho de 2012

Fim do voto secreto

Segundo levantamento do Congresso em Foco, 68 senadores são favoráveis ao voto aberto no Congresso, seis ao voto secreto e os seis restantes não opinaram. A transparência do voto em qualquer circunstância no Parlamento brasileiro é uma exigência de nossa sociedade.

A nossa Constituição comete equívocos de tratamentos que diferenciam cidadãos. Ora, à luz da equidade todos os entes da federação, sejam civis ou não, deveriam merecer a mesma consideração. Assim, verifica-se que o mal do legislador constituinte foi estabelecer exceção nas regras constitucionais, razão por que a nossa Constituição está repleta de concessões ou de privilégios políticos, os quais colidem com os seus próprios dispositivos. E o voto secreto faz parte dessas aberrações antidemocráticas que não se aceita.

No preâmbulo das alíneas do Art. 5º constitucional está expresso que “Todos são iguais perante a lei, (...)”. Ledo engano! Os parlamentares, os membros do STF, o presidente da República etc., têm tratamentos constitucionais diferenciados, que não são dispensados aos demais cidadãos brasileiros: têm foros privilegiados. Os deputados e senadores não podem ser processados criminalmente, sem prévia licença do Legislativo. O presidente da República para ser processado criminalmente, nos crimes comuns, terá que ter aprovação de dois terços da Câmara dos Deputados para ser julgado pelo STF, mas o brasileiro comum é julgado de forma diferenciada, por quê? Não são todos iguais perante a lei? Que paradoxo constitucional é esse? Por isso, a elite política e plutocrata são beneficiadas com a leniência legal.

O voto secreto é uma imoralidade constitucional que privilegia um resultado obtido de forma mascarada, em que o parlamentar esconde o seu voto do conhecimento do eleitor, que tem todo o direito de saber as ações de seu parlamentar. O parlamentar que não assume as suas responsabilidades transparentes diante do país e demonstra medo ao não declinar o seu voto deveria deixar o Parlamento. O Parlamento não é lugar de poltrão.

O voto secreto, que tem maculado o Congresso Nacional com resultados indecorosos, não pode sob qualquer pretexto ter continuidade. Os parlamentares não têm que se esconder ou ficar preservado de críticas em votação no Congresso. Assim, respeita-se a posição daqueles que são favoráveis ao voto secreto, mas o Congresso Nacional tem que trabalhar às claras, bem como tem o dever de dar satisfação de seus atos à sociedade eleitoral brasileira. Júlio César Cardoso - Bacharel em Direito e servidor federal aposentado - Balneário Camboriú-SC (Texto recebido do autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário