> TABOCAS NOTICIAS : Favela cenográfica em Copacabana chama atenção para pobreza no mundo

domingo, 17 de junho de 2012

Favela cenográfica em Copacabana chama atenção para pobreza no mundo

Favela montada na praia de Copacabana para a Rio+20 (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)
Uma favela cenográfica foi montada na manhã deste sábado nas areias da Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, como uma forma de chamar a atenção dos participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) para os problemas sociais do mundo. Os três barracos de madeira, montados pela organização não governamental Rio de Paz, retratam favelas cariocas como Manguinhos, na zona norte da cidade.
“Estamos aproveitando a ocasião para apresentar uma reivindicação aos chefes de Estado que estarão no Rio de Janeiro na próxima semana: que a coisa não fique só na retórica. O momento não é mais de interpretar o mundo, mas de transformá-lo. Precisamos de metas mensuráveis”, disse o presidente da Rio de Paz, Antônio Carlos Costa.
A moradora de Manguinhos Suzana Cristina Barreto participou da encenação e interpretou um papel que ela já vive na realidade: o de moradora de uma favela cheia de problemas.
“Como tem muito estrangeiro na cidade, a gente estava querendo pedir melhorias para as comunidades, porque elas precisam de urbanização nas ruas. É muita rua com esgoto para fora. As crianças brincam no esgoto. Dentro das comunidades, ainda existem muitos barracos”, ressaltou.
Segundo Antonio Carlos Costa, a ideia é manter a favela cenográfica montada em Copacabana até amanhã (17). Por Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário