> TABOCAS NOTICIAS : É BRASIL: Hospital no interior do Maranhão tem mais funcionários do que pacientes

sexta-feira, 8 de junho de 2012

É BRASIL: Hospital no interior do Maranhão tem mais funcionários do que pacientes

O programa Profissão Repórter da terça-feira (5), mostrou como estão os hospitais que atendem os brasileiros longe das grandes cidades do país.

O repórter Victor Ferreira visitou nove cidades no interior do Maranhão, estado que vai inaugurar até o final deste ano eleitoral 65 hospitais. E descobriu hospitais novos e muito bem equipados que foram construídos em cidades muito pequenas e, por isso, estão sem pacientes. Segundo a reportagem, boa parte desses hospitais (em torno de 49) foi construída em cidades onde os prefeitos fazem aliança política-partidária com o governo do estado.

Em Jatobá, cidade de 8 mil habitantes a 363.8 km da capital, São Luís, no dia da visita do repórter havia 30 funcionários para cuidar de dois pacientes. Salas de cirurgia e quartos muito bem equipados ficam completamente vazios. Já em Sucupira do Riachão, cidade com 4.613 habitantes, o hospital inaugurado há dois meses conta com um heliporto, usado apenas uma vez pela governadora Roseana.

Os repórteres Paula Akemi, Eliane Scardovelli e Rafael Batista viajaram pelo Rio Grande do Norte e encontraram equipamentos caros parados por falta de peças, um plantão com 200 pacientes e um único médico e flagrantes de cobrança por serviços públicos. É a família do paciente que compra medicamentos e paga pela enfermeira que acompanha o paciente na ambulância.

O repórter Thiago Jock retrata a situação dos doentes de câncer de Rondônia que viajam três mil quilômetros até Barretos, no interior de São Paulo, para se tratar. Na cidade há um bairro inteiro, cheio de pousadas, apenas para receber esses pacientes que vem de regiões distantes do Brasil.

Explicações do Governo do Maranhão sobre as irregularidades dos hospitais mostradas no programa
Resposta de Sérgio Macêdo, Secretário de Comunicação Social do Estado do Maranhão

Quais os critérios utilizados para a escolha das cidades onde foram construídos os 72 hospitais do programa Saúde é Vida? Necessidade da interiorização da assistênca médica, contemplando todas as regiões do Estado.

Como o governo respondeu à denúncia feita pelo Ministério Público de Contas do Maranhão de que 35 hospitais foram construídos sem licitação? Denúncias de origem política. Tudo está sendo feito rigorosamente dentro da Lei.

Por que inaugurar os 65 hospitais num ano eleitoral, sendo que na revista online da Secretaria, os hospitais são prometidos para 2011? No Brasil, os anos eleitorais se dão ano sim, ano não. Os hospitais estão sendo inaugurados tão logo se vençam as etapas de costrução, equipagem e de montagem dos quadros de médicos, enferemeiros e demais servidores.
Foto: G1- Fonte: Grajaú de Fato 

Nenhum comentário:

Postar um comentário