> TABOCAS NOTICIAS : Cuba condena 'golpe de Estado parlamentar' contra Lugo no Paraguai

domingo, 24 de junho de 2012

Cuba condena 'golpe de Estado parlamentar' contra Lugo no Paraguai

Cuba condenou energicamente neste sábado o golpe de Estado parlamentar contra o presidente constitucional do Paraguai, Fernando Lugo, e anunciou que não reconhecerá o novo governo de Federico Franco, nomeado depois de sua destituição.

O governo de Cuba "não reconhecerá autoridade alguma que não venha do voto legítimo e do exercício da soberania por parte do povo paraguaio", informou uma declaração de sua chancelaria, lida no telejornal local.

O comunicado destacou que "este golpe se soma à longa lista de atentados contra a autodeterminação dos povos latino-americanos, sempre realizados pelas oligarquias com a autoria, a cumplicidade ou a tolerância do governo dos Estados Unidos", a fim de "frear os processos de mudanças progressistas e de genuína integração" na América Latina.

"Depois de décadas de sangrentas ditaduras militares que assassinaram milhares de pessoas e exerceram o terrorismo de Estado e a tortura, com plena impunidade, esta estratégia violenta e antidemocrática foi retomada com métodos clássicos ou novos", acrescentou a chancelaria cubana.

Foram mencionados como exemplos o "golpe militar e depois petrolífero contra a Venezuela, a tentativa desestabilizadora e segregacionista contra o Estado plurinacional da Bolívia, o golpe militar contra as forças progressistas em Honduras e a tentativa de golpe contra a Revolução Cidadã no Equador".

A chancelaria cubana enfatizou que a ilha "manterá sua colaboração médica estritamente humanitária" com o Paraguai e, "portanto, o centro oftalmológico de María Auxiliadora", que funciona no departamento paraguaio de Itapúa (sudeste), "continuará seus trabalhos enquanto for necessário".

Segundo a declaração, esse centro ajudou "a recobrar ou melhorar a visão de 18 mil paraguaios". De
AFP - Agence France-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário