> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Greve dos professores federais completa um mês; pelo menos 54 instituições são afetadas

segunda-feira, 18 de junho de 2012

BRASIL: Greve dos professores federais completa um mês; pelo menos 54 instituições são afetadas

Do UOL*, em São Paulo
A greve dos professores de universidades federais completa um mês neste domingo (17). No total, pelo menos 54 instituições são afetadas pela paralisação, sendo 49 universidades federais e cinco institutos.
A principal reivindicação dos docentes é a revisão do plano de carreira. Em acordo firmado no ano passado, o governo prometeu um reajuste de 4%, a incorporação de parte das gratificações e a revisão do plano para 2013. Os dois primeiros pontos já foram atendidos, mas não houve avanço na revisão da carreira. Uma nova rodada de negociação está marcada para terça-feira (19).
A greve nacional é organizada pelo Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Entidades ligadas ao Proifes-Federação (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) também começaram a paralisar as atividades.
Em plebiscito realizado na última semana, os docentes da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), em São Paulo, votaram a favor da greve, a partir do dia 15 de junho. Foram 283 votos a favor, 280 votos contra e 19 abstenções - os campi de Sorocaba e Araras tiveram mais votos favoráveis à greve, enquanto em São Carlos a maioria dos docentes votou conta a paralisação.
Segundo comunicado da ADUFSCar (Associação dos Docentes da Universidade Federal de São Carlos), a posição deliberada é pela deflagração da greve, mas a entidade diz que, tendo em vista o histórico da votação, "será preciso que todos tenham tranquilidade para lidar com as contradições que porventura surjam, procurando sempre resolvê-las através do diálogo".
Os docentes da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) decidiram pela deflagração da greve no dia 19 deste mês, mas realizam uma nova assembleia no dia. Na UFBA (Universidade Federal da Bahia) a greve chegou a ser confirmada em assembleia, mas a decisão foi rejeitada em referendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário