> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Crescimento em ritmo de tartaruga no primeiro trimestre

sexta-feira, 1 de junho de 2012

BRASIL: Crescimento em ritmo de tartaruga no primeiro trimestre

Agência Brasil - Mariana Gominho - Diario de Pernambuco
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmou nesta sexta-feira que a a economia brasileira começou o ano de 2012 em ritmo lento, quase estagnada. O Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) registrou expansão de 0,2% no primeiro trimestre deste ano frente os três últimos meses de 2011, informou o IBGE. Já na comparação com o mesmo período do ano passado, a alta ficou em 0,8%. Em valores correntes, O PIB atingiu R$ 1,03 trilhão no primeiro trimestre deste ano.

A taxa de crescimento é a mesma do trimestre anterior (0,2%). Entre os setores da economia, a maior expansão foi observada na indústria (1,7%). O setor de serviços cresceu 0,6%. Já a agropecuária teve uma queda de 7,3% no primeiro trimestre deste ano. Sob a ótica da demanda, foram observadas altas no consumo do governo (1,5%) e no das famílias (1,0%). Já a formação bruta de capital fixo teve redução de 1,8% no período. As exportações aumentaram 0,2% e as importações, 1,1%. Na comparação com o primeiro trimestre de 2011, houve uma expansão de 0,8%. No acumulado de 12 meses, o PIB brasileiro cresceu 1,9%.

Embora a projeção inicial do governo para 2012 fosse de 4,5% de expansão, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, já reduziu a expectativa para algo entre 3% e 4%. Mas ele pede paciência. “A economia não é como um carro, que é possível manobrar rapidamente para a direita ou esquerda. Ela demora a alcançar a velocidade esperada. Seu processo é mais lento”, declarou recentemente à imprensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário