> TABOCAS NOTICIAS : BAHIA: População de 38 municípios será beneficiada com serviços da Farmácia da Bahia

quinta-feira, 28 de junho de 2012

BAHIA: População de 38 municípios será beneficiada com serviços da Farmácia da Bahia

Até o final de 2012, 38 municípios baianos serão beneficiados com a implantação de unidades da Farmácia da Bahia, segundo convênios firmados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e as respectivas prefeituras, em cerimônia realizada nesta terça-feira (26), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
A iniciativa garante o investimento de R$100 mil, dos quais R$90 mil serão da Sesab, para a construção das unidades, que distribuirão medicamentos gratuitamente, como para hipertensão e diabetes. O programa terá a gestão da Bahiafarma e visa assegurar à população,  melhor acesso aos remédios e como usá-los de forma racional.
Segundo a diretora da Bahiafarma, Julieta Palmeira, além de melhor atendimento ao público, a Farmácia da Bahia proporcionará aos municípios uma logística mais eficiente para distribuição e armazenamento dos remédios. “Muitas vezes os remédios se perdem por estarem mal acondicionados ou por não serem observados os prazos de validade. Com as unidades, haverá uma forma adequada de condicionamento dos medicamentos”.
Para o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, “muitas vezes encontramos farmácias inadequadas, mas a cooperação entre o estado os municípios é muito importante para resolver esse problema e permitir que a assistência farmacêutica chegue a todos os cidadãos”.
Nesta primeira fase, a Farmácia da Bahia chegará, além dos 38 que já assinaram o convênio, a outros municípios com até 15 mil habitantes, mas a intenção da Sesab, é que a rede seja expandida para todo o estado. “É muito mais que a construção de um prédio. É aumentar o acesso da população a atenção integral à saúde”, afirmou o superintendente de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia em Saúde da Sesab, Alfredo Boa Sorte. Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário