> TABOCAS NOTICIAS : BAHIA: Itabuna mobilizada para Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

quarta-feira, 13 de junho de 2012

BAHIA: Itabuna mobilizada para Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

Está confirmado para o próximo sábado (16) o inicio da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012. Em Itabuna, a Secretaria Municipal da Saúde vai disponibilizar todas as unidades básicas de saúde, além de unidades volantes que percorrerão as áreas onde não existem postos médicos.
A imunização contra a paralisia infantil tem como público-alvo  crianças de zero a cinco anos de idade, mesmo as que receberam a dose anterior.  De acordo com os organizadores, não podem receber a vacina, crianças que estejam com febre acima de 38 graus, com vômito ou diarreia.
        Os pais ou responsáveis pelas crianças devem levar o cartão de vacinação para ser atualizado. O diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, lembra que a poliomielite ou paralisia infantil é uma doença causada por um enterovírus e atinge principalmente crianças.
A transmissão do vírus pode acontecer de pessoa para pessoa, por meio de contato fecal-oral.  Crianças de baixa idade, ainda sem hábitos de higiene desenvolvidos, são mais suscetíveis à doença, segundo o Ministério da Saúde, daí a importância da imunização desde os primeiros meses de vida.
O diretor lembra que a vacina é gratuita e estará disponível em todas as unidades de saúde do município. Texto: Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário