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domingo, 24 de junho de 2012

Avião da presidente Dilma apresenta falha no ar


O avião da presidente Dilma Rousseff passou por um problema técnico na viagem de volta da conferência ambiental Rio+20 na noite de sexta-feira. A despressurização ocorrida na aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) não ofereceu risco de acidente, mas, segundo especialistas, não é uma falha frequente em voos domésticos.

De acordo com a assessoria da FAB, o problema ocorreu por volta das 23h, logo depois de o avião decolar do Rio de Janeiro. A FAB assegura que nem Dilma nem a comitiva que a acompanhava sentiram qualquer efeito do problema. Por precaução, no entanto, o piloto decidiu voltar para o aeroporto do Galeão, na capital fluminense. Dilma embarcou em uma aeronave Embraer 190 e chegou à capital federal à 1h30 de ontem. Assessores da presidente garantem que ela passa bem e descansa neste fim de semana no Palácio do Alvorada.

A assessoria da FAB afirmou que a despressurização é um “problema comum”, mas não soube dizer o que a provocou nem especificar quando o Airbus, que começou a operar em 2005, passou pela última manutenção. O diretor de Segurança de Voo do Sindicato Nacional dos Aeronautas, comandante Carlos Camacho, explica que a falha na pressão de uma aeronave não tem muita gravidade, porém não costuma acontecer com frequência. “Isso ocorre no Brasil em média uma vez a cada 90 dias, o que, considerando a grande quantidade de voos no país, é pouco”, comenta.

Segundo Camacho, a pressurização é feita no avião assim que ele começa a levantar voo. “Quando as portas estão totalmente fechadas, os compressores começam a enviar ar para dentro da aeronave e as válvulas vão controlando a quantidade e a renovação dele”, detalha. A função desse procedimento é tornar a pressão interna adequada para a vida humana. “Enquanto o avião está a 11 mil metros de altitude, os passageiros ficam artificialmente num nível de 3 mil metros, em que é possível viver”, diz.

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