> TABOCAS NOTICIAS : Aluno deve receber diploma de curso superior não reconhecido pelo MEC

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Aluno deve receber diploma de curso superior não reconhecido pelo MEC

A 5ª Turma do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) determinou a expedição e entrega de diploma a aluno de curso superior autorizado, mas ainda não reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Para os desembargadores, mesmo ainda não reconhecido, o curso foi autorizado o que gera compromisso entre a instituição de ensino e os estudantes.
A decisão proferida na primeira instância determinou ao diretor da Uned (União de Ensino Superior de Diamantino) a expedição de diploma referente ao curso de direito ministrado por aquela instituição, independente de registro no órgão competente, a aluno que dele participou de boa-fé.
O relator, desembargador federal Souza Prudente, salientou que a decisão estava em perfeita sintonia com entendimento já manifestado por este Tribunal, segundo o qual “se afigura devida a expedição e entrega do diploma de conclusão de curso superior, independente do registro do diploma e do processamento do pedido de reconhecimento do aludido curso, posto que o curso autorizado, mas ainda não reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura, como no caso, gera efeitos jurídicos em relação aos alunos que dele participaram de boa-fé, os quais fazem jus, ao final, ao diploma de conclusão”.  
Salientou, ainda, disposição contida no artigo 63 da Portaria Normativa do MEC 40/2007, que preceitua que “os cursos cujos pedidos de reconhecimento tenham sido protocolados dentro do prazo e não tenham sido decididos até a conclusão da primeira turma, consideram-se reconhecidos, exclusivamente para fins de expedição e registro de diplomas.”
Essas as razões que levaram a Turma a manter, integralmente, a decisão.
Número do processo: 0012823-56.2010.1.01.3600/MT. De http://ultimainstancia.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário