> TABOCAS NOTICIAS : Agendaram o Julgamento do Mensalão! Gol do Bangu?

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Agendaram o Julgamento do Mensalão! Gol do Bangu?

Olha só como a vida pode parecer uma novela. Ou, por outra, como é possível, a partir de fatos comuns da vida, fazer aquela(!) novela.
Tenho um amigo que diz que em política nada é feito sem prévias intenções. Todos os fatos da política, por uma ou por outra, sempre tem alguém por detrás do próprio fato. Dizendo de outro jeito: em política não existe criança sem pai.
Mas não é que o Gilmar Mendes, um dos juízes do mensalão, foi ter uma com o Lula, regado a cafezinho do Jobim. Pois é? Qual o resultado político da efeméride? Pronto, nem bem se passaram duas semanas e o julgamento está aprazado.
Vejam só a coincidência. Pois é! O ministro Marco Aurélio disse que as reclamações postas nos jornais não passam de "Ius Esperneantis”. Engraçado o outro juiz da causa, não lhes parece? Se a moda pega, estamos ferrados. Ele até pode achar isso, mas como juiz bem que poderia ficar quietinho no seu canto e bem abraçadinho com a Lei Orgânica da Magistratura que para eles, ministros do STF, também vale.
Foi então, retomando o caminho, que lembrei do amigo meu que acredita que em política não tem criança sem pai. O ingênuo ministro Gilmar Mendes, juiz da causa, foi-se ao Lula. Certamente não se encontraram para beber poá (cachaça de pera, a preferida de Ulisses Guimarães) ou para jogar truco de carancho (jogo de cartas com três participantes típico da fronteira dos gaúchos). Não foi lá  e conversou o que ninguém sabe que conversou. Esperou trinta dias e “apavorado” contou tudinho pra titia Veja e, depois de tudo, chamou uma coletiva de imprensa dizendo-se pressionado pelo Lula para “melar” o julgamento e colocou-se diante da nação como um Juiz da causa que vai para um escritório de advocacia falar com alguém que aos quatro ventos diz que quer adiar o julgamento e dizer-se horrorizado. Pimba! Ou melhor, Pimba na gorduchinha! Melhor ainda: pimba nos gorduchinhos‼! Marcaram a agenda.
Gol do Bangu. Antes das eleições teremos o julgamento dos mensaleiros. Gol do PSDB. Ah! do PSDB? Claro. Gilmar foi Advogado Geral da União na gestão do PSDB, foi guindado a ministro do STF pelo PSDB, durante um Julgamento de interesse do PSDB foi flagrado conversando com o então candidato José Serra (ler Folha de São Paulo) e, bem, o resto vocês sabem.
Eu acho que o julgamento deve ocorrer mesmo. Agora imaginem comigo: e se o STF não julga antes das eleições? Como ficam os seus ministros diante da opinião pública? Teriam caído no Conto do Lula ou no conto do Gilmar?
Pois é, em política todo o pai tem criança. Vejam o filhinho do Gilmar nascendo aí. Me passei no trocadilho, mas serve! http://ultimainstancia.uol.com.br/conteudo/colunas/56507/agendaram+o+julgamento+do+mensalao%21+gol+do+bangu.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário