> TABOCAS NOTICIAS : 24 DE JUNHO

domingo, 24 de junho de 2012

24 DE JUNHO


João Batista, descrito na Bíblia como pessoa solitária, vivia no deserto e comia gafanhotos e mel silvestre. O caminho desse homem estranho e recluso, mas profeta de grande popularidade, cruzou com o da família real da época, a do rei Herodes Antipas, da Galiléia. João condenou publicamente o fato de o rei ser amante da própria cunhada, Herodíades, viúva de Felipe.

Conta São Marcos (cap. 6, vers. 17-28) que Salomé, filha de Herodíades, dançou tão bonito diante de Herodes que este lhe prometeu o presente que quisesse. A mãe de Salomé aproveitou a oportunidade para se vingar: anunciou que o presente seria a cabeça de João Batista, que já estava preso. O presente tétrico foi trazido sobre uma bandeja.
A imagem de São João Batista é geralmente apresentada como um menino com um carneirinho no colo. É que foi ele, segundo a Bíblia, que anunciou a chegada do cordeiro de Deus.

Filho dos personagens bíblicos Isabel e Zacarias, João Batista batizou Jesus Cristo com as águas do Jordão, rio que hoje é fronteira natural entre Israel e Jordânia e entre este país e a Cisjordânia. Diz o capítulo 1 do Evangelho de São Lucas que Isabel era prima da mãe de Jesus - Maria, o que tornava João, primo em segundo grau de Cristo.

FESTA JUNINA - ORIGEM

A origem da Festa Junina

Há algumas definições para os festejos do mês de junho - uma delas diz que surgiu em função das festividades que, obviamente, ocorrem durante o mês de junho. Na segunda hipótese a Festa Junina teria origem de países católicos da Europa, sendo portanto, uma homenagem a São João. Diz-se que antigamente o termo Festa Junina era denominado "Joanina".

Segundo historiadores, as festividades foram introduzidas no Brasil pelos portugueses, durante o período colonial - época em que o Brasil foi colonizado e governado pelos portugueses.

Na época ocorria uma miscigenação, com grande influência de elementos da cultura portuguesa e também de chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Com o passar do tempo, os elementos culturais foram sofrendo mudanças, influenciadas pelos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus), com característica próprias em cada região do país.

Na Região Nordeste

A Festa Junina na Região Nordeste torna-se um evento de grande importância, sendo o momento de se prestar homenagens aos três santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Na ocasião os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

As festas também representam para os nordestinos, além de proporcionar prazer e alegria, um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nas cidades.

Para animar a sua Festa Junina, comidas e bebidas típicas são essenciais.
Abaixo, algumas receitas de comidas e bebidas típicas:

CANJICA
Ingredientes:
- 500g de canjica
- 1 litro de leite
- 1 vidro de leite de coco
- 1 lata de leite condensado
- 2 pedaços de canela em pau
- 1 colher de café de sal
Modo de fazer:
Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.
- A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.
Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se fôr necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.
- Nunca encha a panela de pressão acima da metade, pois caso contrário, quando começar a pegar pressão, o caldo começará a sair pelo furo da tampa da panela e dificultará o cozimento.
- Panela comum: Coloque a canjica numa panela grande com a água do molho e acrescente mais se achar necessário. Ela deve cozinhar até ficar bem macia. Vai demorar um pouco mais, mas ficará igualmente saboroso.
- Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser você pode acrescentar amendoim torrado e moído ou coco ralado. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também. Rendimento: 12 a 15 porções.

O leite é um alimento que está presente em diferentes fases da vida é complexo e apresenta um balanço nutricional único: contêm proteínas, carboidratos e minerais.

Comemoramos no dia 24 de junho, o Dia Internacional do Leite.

O teor de água desta bebida é de aproximadamente 90%, e a diluição desses nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional do leite seja melhor do que as propriedades de cada nutriente, se consideradas separadamente.

Além disso, cálcio, o principal nutriente do leite, exerce um papel fundamental para a formação e desenvolvimento ósseo ao longo da vida. Adequar a quantidade de três porções de cálcio diárias recomendadas pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, pode trazer benefícios à sua saúde. É só criar o hábito de consumir em diferentes horários e fazer disso uma rotina.

DIA DA GRÁFICA - 24 DE JUNHO

Gráfica é uma empresa prestadora de serviços, cuja função é transferir tinta para um substrato (papel, plásticos, etc..) através de um sistema de impressão, como off-set, rotogravura, flexografia e outros. As gráficas podem ainda oferecer serviços de pós-impressão, como acabamento, dobraduras, encadernação, colagem e efeitos.

O que é "Parque gráfico"

É um conjunto de empresas gráficas de uma companhia, cidade, estado ou país, que engloba todos os maquinários necessários para a produção (da impressão ao acabamento) de livros, revistas, jornais e outros tipos de impressos.

A indústria gráfica no Brasil

Com a modernização do Brasil na década de 1950 e o consequente desenvolvimento da indústria local, o setor gráfico cresceu 143% no período. O parque gráfico brasileiro foi capaz então de iniciar sua renovação na primeira metade da década de 1960, ampliando ainda mais a atividade editorial no país. Já na década de 1970 as gráficas haviam migrado dos antigos linotipos para os modernos equipamentos de fotocomposição.
Parte desta renovação deve-se a medidas como taxa de câmbio especial para importação, isenção de taxas alfandegárias para máquinas destinadas à produção de livros, além da isenção de taxas na produção de livros estabelecida pela Constituição de 1967. Um dos maiores parques gráficos da América Latina está situado em São Paulo e pertence ao Grupo Abril. Leia mais em http://www.portalescolar.net/


O dia foi criado a partir do primeiro caso oficial de aparição de OVNIs (Objetos Voadores Não-Identificados) do século 20, em 24 de junho de 1947, quando o piloto norte-americado Keneth Arnold observou durante um voo nove objetos coloridos voando em alta velocidade e convocou a imprensa para relatar o fato.
O Dia Mundial do Disco Voador, reconhecido pela maior parte da comunidade internacional de ufologia, é destinado, na maioria das vezes à troca de informação entre pesquisadores. Um dos mais proeminentes centros de estudo sobre o assunto no país é o Infa (Instituto Nacional de Investigação de Fenômenos Aeroespaciais).
O Vale do Paraíba possui uma incidência de aparições considerada alta pelos ufólogos, e apresenta também um dos mais importantes casos já registrados no Brasil, chamado de “noite oficial dos OVNIs”, em maio de 86. Mais em Fonte: Portal São Francisco / Wikipédia


24 de junho é o Dia Nacional da Araucária. A efeméride foi decretada pelo presidente Lula, devido à importância estratégica da árvore. A data foi escolhida em virtude da festa de São João coincidir com a época do pinhão.
A Araucaria angustifolia é nativa da Mata Atlântica brasileira e está seriamente ameaçada de extinção. Sua semente serve de alimento para a fauna como a cotia e a gralha-azul, que escondem o pinhão no chão e depois se esquecem, fazendo com que surjam muitas mudas. Elas semeiam hoje o que vão comer.
O pinheiro brasileiro, que foi dizimado devido a sua madeira ser de alto valor comercial, chegou a responder por mais de 40% das árvores existentes na Floresta Ombrófila Mista. Atualmente é muito difícil se deparar com um pinheiro de tronco grosso, com mais de um metro de largura, mesmo em áreas protegidas. Sua ocorrência vai do planalto gaúcho a Serra da Mantiqueira, ocupava em torno de 200 mil km².
Só no Paraná, onde a araucária é o símbolo do Estado, a espécie cobria 40% do território. Em Santa Catarina chegava a 30% e, no Rio Grande do Sul 25%. Hoje dispõe de 3% de sua área original, incluindo florestas exploradas e matas em regeneração. Menos de 1% guarda as características da floresta primitiva, sem interferência do homem. Existem apenas em Unidades de Conservação (UC), como parques e Reservas de Patrimônio Particular Natural (RPPN). Este é um dos motivos da necessidade de criação de novas UCs com a ocorrência da araucária. Fonte: H2FOZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário