> TABOCAS NOTICIAS : 18 DE JUNHO

segunda-feira, 18 de junho de 2012

18 DE JUNHO

DIA DO QUÍMICO - 18 DE JUNHO

A química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos.
É provável que um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos. Quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.
O que faz o químico?

O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática.

O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos. Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes.

Em instituições de ensino e pesquisa, o químico pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.


O Dia Nacional da Imigração Japonesa no Brasil, foi instituído em 26 de julho de 2005, através da Lei nº 11.142, assinada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os primeiros japoneses chegaram ao Brasil em 1908, no navio Kasato Maru, em Santos-SP que trouxe cerca de 158 famílias, num total de 781 pessoas. No início do Século XX, ja havia no Brasil, 260 mil imigrantes vindos do Japão.
Atualmente, já existe a quinta geração de descendentes, os gosseis, e a comunidade japonesa ultrapassa 1 milhão de habitantes. A maioria está concentrada no estado de São Paulo (70%). O Paraná abriga mais 12%, o Mato Grosso 2,5% e o Pará mais de 1%.

A história da imigração japonesa no Brasil foi retratada no cinema pela diretora Tizuka Yamasaki nos filmes Gaijin, Caminhos da Liberdade (Brasil, 1980) e Gaijin 2, Ama-me como Sou (Brasil, 2003), que levaram às telas a saga dos descendentes dos imigrantes japoneses no Brasil.

A história da imigração japonesa

Com o final do Período Feudal no Japão, muitos ficaram sem trabalho. O governo decide incentivar a saída do país de seus cidadãos e cria a Companhia Imperial de Imigração. As relações diplomáticas entre o Brasil e Japão foram estabelecidas em 1895, data em que foi firmado o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre os dois países.

No início, Os imigrantes trazidos pela Companhia Imperial de Imigração foram para as fazendas de café no interior do estado de São Paulo. Depois de vencidos os contratos de trabalho, grande parte dos trabalhadores mudou-se para o interior de São Paulo ou para a região litorânea, ao longo da estrada de ferro Santos-Juquiá. Alguns outros estabeleceram-se na periferia da capital. Leia mais em http://www.portalescolar.net/search/label/Datas%20Comemorativas

Nenhum comentário:

Postar um comentário