> TABOCAS NOTICIAS : 17 DE JUNHO

domingo, 17 de junho de 2012

17 DE JUNHO

Dia Do Funcionário Público Aposentado - 17 de Junho

Funcionário público
Como designação geral, engloba todos aqueles que mantêm vínculos de trabalho com entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos das entidades político-administrativas, bem como em suas respectivas autarquias e fundações de direito público, ou ainda, é uma definição a todo aquele que mantem um vínculo empregatício com o Estado, e seu pagamento provém da arrecadação pública de impostos, sendo sua atividade chamada de "Típica de Estado", geralmente é originário de concurso público pois é defensor do setor público, que é diferente da atividade do Político, detentor de um mandato público, que está diretamente ligado ao Governo e não necessariamente ao Estado de Direito, sendo sua atribuição a defesa do Estado de Direito, principalmente contra a Corrupção Política ou Governamental de um eleito, que costuma a destroir ao Estado(Historicamente); um Estado corrompido demonstra geralmente que essa função, cargo ou serventia não funciona adeqüadamente.
Segundo o Código Penal brasileiro assim define o funcionário ou servidor público: "Art. 327 - Considera-se funcionário ou servidor público, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remuneração, exerce cargo, emprego, serventia ou função pública. § 1º - Equipara-se a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da Administração Pública." Leia meia em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-funcionario-publico-aposenatado.html


Dia 17 de junho foi escolhido como Dia do Serviço de Veterinária do Exército em homenagem ao seu patrono, o tenente-coronel médico João Muniz Barreto de Aragão, nascido nessa data, em Santo Amaro, Bahia.
Muito jovem, antes de terminar a faculdade, ofereceu-se, voluntariamente, para ajudar a tratar dos feridos em Canudos. Voltou do sertão baiano no final de 1897 para prosseguir nos estudos. Em 1901, entrou, por concurso, no Corpo de Saúde do Exército e, anos depois, destacou-se como pesquisador, em diversas áreas, notadamente no estudo do mormo, mas também no da febre aftosa e outras doenças.
Criou e dirigiu a Escola de Veterinária do Exército e viabilizou a elaboração do primeiro Código Sanitário Veterinário do Brasil. Também organizou o Serviço de Defesa Sanitária Animal e de Produtos de Origem Animal para o Ministério da Agricultura; fundou a Sociedade Médico-Cirúrgica Militar; integrou a Comissão de Profilaxia dos Quartéis e foi inspetor do Serviço de Veterinária do Exército.
Faleceu de síncope cardíaca em 16 de janeiro de 1922, precocemente, aos 48 anos de idade. Fonte: CDOCEX / Jornal CRMVRJ

17 de Junho – Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca

O dia 17 de junho marca a data de adoção da Convenção para Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês), adotada pelos países membros da ONU em 1994. É uma oportunidade para chamar atenção sobre o problema mundial da degradação de terras férteis que cresce mais e mais a cada ano.
A desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra nas regiões de clima árido, semi-árido e sub-úmido seco. O problema vem sendo detectado desde os anos 30, nos Estados Unidos, quando intensos processos de destruição da vegetação e solos ocorreu no Meio Oeste americano.
As estatísticas falam por si mesmas: 24 bilhões de toneladas de terras férteis desaparecem todos os anos devido à desertificação. A desertificação ameaça entre 30% a 40% das terras férteis do mundo, além disso, mais de um bilhão de pessoas vivem nestas regiões, das quais dois terços estão localizados na Ásia e na África. No Brasil existem quatro áreas, que são chamadas núcleos de desertificação, onde é intensa a degradação. Elas somam 18,7 mil km² e se localizam nos municípios de Gilbués, no Piauí; Seridó, no Rio Grande do Norte; Irauçuba, no Ceará e Cabrobó, em Pernambuco. Leia mais em Fonte: Unesco Brasil / Verbeat / Timeanddate

Nenhum comentário:

Postar um comentário