> TABOCAS NOTICIAS : 14 DE JUNHO

quinta-feira, 14 de junho de 2012

14 DE JUNHO

14 de Junho – Dia Mundial do Doador de Sangue – World Blood Donor Day

Dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Criado em 2004 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo homenagear e agradecer a todos os doadores que ajudam a salvar vidas diariamente. Na data comemora-se também o aniversário de Karl Landsteiner, prêmio Nobel pela descoberta do sistema de grupos de sangue ABO. Cada ano um país diferente é anfitrião do Dia Mundial do Doador de Sangue.
Conforme um documento da OMS, em todo o mundo são obtidas mais de 81 milhões de unidades de sangue por ano, mas apenas 27 milhões dessas unidades são coletadas em países de média e baixa renda, onde vive 82 por cento da população mundial.
Além disso, e também a nível global, somente 39 países tem alcançado um nível de doações voluntárias de sangue suficiente para cobrir 100 por cento de seus requerimentos.
Segundo informação da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), os seguintes países nas Américas contam com bancos de sangue fornecido por doadores voluntários: Aruba, Bermuda, Canadá, Cuba, Curaçao, Estados Unidos, Ilhas Cayman e Suriname.
Outro problema é que nos países de renda baixa e média, mais de 43% das doações efetuadas por novos doadores provêm ainda de doadores pagos ou de familiares de pacientes que o fazem como reposição.
Apesar de todos os esforços, a disponibilidade de sangue permanece baixa nos países da América Latina e do Caribe. Mais ainda quando se considera que a OMS e a Federação Internacional de Sociedades da Cruz Vermelha e Meia Lua Vermelha têm estabelecido que, para que um país possa satisfazer as suas necessidades de sangue, o número de unidades de sangue que se coleta deve corresponder a 3-5% de sua população. Na região, o recolhimento corresponde a 1,39% da população.
No mundo, os doadores regulares de sangue, voluntários e não remunerados – que doam pelo menos duas vezes ao ano – fornecem nesse período 37,6 milhões de unidades de sangue. 89 por cento desse total é obtido em países de rendas altas.
Nesse contexto, o Dia Mundial do Doador de Sangue é uma possibilidade para enfatizar uma vez mais por que é essencial que a doação seja altruísta e que haja doadores regulares para garantir a provisão de sangue seguro para todos os pacientes que precisem de transfusões. Em síntese, este dia é um veículo para promover: a motivação para que os doadores sadios que tenham doado para seus familiares se convertam em doadores regulares voluntários não remunerados; o aumento do número de doadores através de campanhas de conscientização e motivação; estilos de vida saudáveis nos doadores de sangue, para proteger sua vida e a dos pacientes que recebam seu sangue; enfatizar a necessidade de contar com sangue seguro.
World Blood Donor Day is celebrated June 14th every year. It is an opportunity to express gratitude to those who donate their blood in order to save lives, without expecting anything in return. Every year, a different country hosts World Blood Donor Day and showcases their unique culture. Fonte: Fundação Pró-Sangue / WBDD / PAHO

DIA DE DEUS - 14 DE JUNHO

No cristianismo, Deus é o ser divino que criou e governa o mundo. É manifesto em três personalidades diferentes: Como Pai, como Filho e como Espírito. Ao Deus Trino crê-se em diferentes atributos entre eles o amor, o mais importante de todos (1 Jo 4,8 e manifesto assim por Paulo em 1 Co 13), a onipotência, a onisciência, a onipresença, a santidade, a Verdade (Jo 14:16), a justiça e a fidelidade.

A maioria dos cristãos acredita que Deus é espírito (João 4:24), incriado, onipotente e eterno. O criador e sustentador de todas as coisas, que resgata o mundo através de seu Filho, Jesus Cristo. Com este pano de fundo, a crença na divindade de Cristo e no Espírito Santo é expressa como a doutrina da Santíssima Trindade, que descreve uma única "substância" divina já existente como três pessoas distintas e inseparáveis: o Pai, o Filho (Jesus Cristo), e o Espírito Santo (I João 5:7) . De acordo com esta doutrina, Deus não está dividido, no sentido de que cada pessoa tem um terço de todo, mas antes, cada pessoa é considerada como sendo plenamente Deus (cf. Perichoresis). A distinção reside nas suas relações.

Deus como Ser Supremo
O termo Ente Supremo (em inglês: Godhead) é um termo que denota deidade ou divindade. Embora muitas vezes seja utilizado como sinônimo para Trindade, os dois não são sinônimos. O termo Godhead é utilizado apenas por algumas traduções da bíblia para o inglês (por exemplo, os King James Bible), e em apenas três passagens.

A natureza do ente supremo varia entre as várias denominações cristãs. Na maior parte dos ramos do cristianismo, incluindo o catolicismo, a ortodoxia, o anglicanismo e o protestantismo, a visão trinitarista prevalece: o ente superior é associado à Santíssima Trindade e a palavra é frequentemente utilizada como sinônimo para Trindade. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-de-deus-14-de-junho-datas.html

DIA DO SOLISTA - 14 DE JUNHO

Devido às invasões estrangeiras na Europa, a Igreja Católica procurou registrar, desde o século III, a variedade de manifestações culturais, já que os padres eram as únicas pessoas que sabiam grafar músicas. Até o século IV, todos os fiéis participavam das cerimônias, cantando, batendo as mãos e os pés, dançando discretamente e tocando instrumentos, como a harpa, órgão, sinos etc.

Para uniformizar o seu culto em todos os lugares, no século V, a Igreja Católica desenvolveu um estilo único e criou uma escritura musical exata. Assim, o papa Gregório I resolveu fundar a "Schola Cantorum", em Roma, onde os padres-compositores deveriam estudar. A partir de então, um coro profissional passou a exercer todas as funções musicais nas cerimônias religiosas. O canto litúrgico foi oficializado no início do século VII e essa música batizada, pelos monges de Solesmes (França), de "canto gregoriano", em homenagem ao papa falecido.

Qualificar o período medieval, que engloba os séculos VII ao XIII como a "Idade das Trevas", é um engano, pois, ao contrário, a sua rica produção cultural sintetizou os conhecimentos greco-romanos, germânicos, árabes, judaico-cristãos, bizantinos etc., em todas as áreas artísticas. No campo musical, temos uma pequena mostra da riqueza cultural do período com os cantos gregorianos criados para o culto católico.
Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-solista-14-de-junho-datas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário