> TABOCAS NOTICIAS : 11 DE JUNHO

segunda-feira, 11 de junho de 2012

11 DE JUNHO

DIA DA MARINHA DO BRASIL - 11 DE JUNHO

Data da vitória da marinha brasileira na batalha naval do Riachuelo, o dia 11 de junho (1865), foi escolhido para homenagear a Marinha do Brasil.

A Batalha do Riachuelo foi uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o inimigo durante a guerra do Paragai, resultando não apenas na destruição do adversário, mas, principalmente, assegurando a supremacia da marinha brasileira durante o restante do conflito..

Batalha do Riachuelo

As Forças Armadas Brasileiras são Exército, Marinha e Aeronáutica e cada uma delas faz a segurança do país, de acordo com suas potencialidades.
O Exército atua em terra, a Aeronáutica, pelo Ar a Marinha, por sua vez, pelas águas dos mares e rios.

Garantir a defesa da soberania do Brasil através das águas, é a missão principal da marinha, exercendo também a função de guarda costeira, trazendo segurança na navegação interna e externa. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-da-marinha-do-brasil-11-de-junho.html

DIA DO EDUCADOR SANITÁRIO - 11 DE JUNHO

Promovendo mudanças no conhecimento, atitudes e comportamento humano frente aos problemas de saúde, a Educação Sanitária é um processo ativo e contínuo,  que tem o objetivo de melhorar as condições diretas e indiretas da saúde do ser humano, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

Sem os cuidados necessários, nossa saúde pode ser afetada através de contato direto ou indireto com microorganismos como micróbios, vírus, bactérias e protozoários. Outras doenças podem ser transmitidas por parasitas ou vermes. Entretanto todas essas doenças podem ser evitadas com os conselhos simples, mas extremamente importantes, do educador sanitário.

Para ser Educador Sanitário é necessário formação e capacitação em dois níveis fundamentais:

Nível Humano - Possuir equilíbrio psicológico e emocional, ser dotado de valores, aberto ao diálogo, disponível, capaz de ouvir e trabalhar em equipe.

Nível Profissional - Possuir capacitação mínima em relação aos aspectos de educação, promoção da saúde e prevenção das doenças, conhecer a realidade da saúde e as ciências humanas e sociais.

O mais importante ponto para se estabelecer um verdadeiro trabalho educativo sanitário, é a conscientização da população de forma crítica e participativa, visando obter bons resultados, em relação `saúde. A grande importância está no preparo das equipes de trabalho, aplicando este aprendizado junto com o público alvo, para chegar a uma condição sanitária cada vez melhor.

Para esse trabalho, a Coordenadoria de Educação Sanitária é a responsável pela orientação e desenvolvimento de campanhas, projetos, treinamento técnico e palestras envolvendo o público específico e afim conforme os programas de defesa sanitária animal e vegetal. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-do-educador-sanitario-11-de-junho.html


Tratou-se de uma vitória decisiva das forças brasileiras sobre o inimigo paraguaio, resultando não apenas na destruição do adversário como força de combate eficaz, mas, principalmente, assegurando a supremacia da Marinha Brasileira, durante o restante do conflito, através de um embate clássico entre as duas forças navais. Pode-se dizer que a "Batalha do Riachuelo", ocorrida em 11 de junho de 1865, no início da Guerra do Paraguai, foi a mais importante batalha da Guerra do Paraguai.

O histórico da batalha

Em 1865, ao final de abril, os paraguaios, sob o comando do general Wenceslao Robles, invadiram a província argentina de Corrientes. Esta força tomou de assalto dois vapores argentinos e, juntando-se a outro destacamento, apoderou-se da cidade de mesmo nome, que se converteu em poderosa praça de guerra.

Eem outra operação ofensiva, simultaneamente, outro exercito paraguaio sob comando do tenente-coronel Antonio de La Cruz Estigarribia ameaça invadir as fronteiras brasileiras pelo lado de Itapuá.

Os paraguaios, com forças numericamente superiores, não encontrando barreiras à sua passagem, dividem-se e subdividem-se, descendo pelo rio Paraná até Riachuelo, onde se entrincheiram. Inesperadamente os paraguaios decidem por se retirar do local, obrigando o general Wenscelao Paunero, que ia ao seu encontro, a reembarcar suas tropas, e deslocá-las para Rincón del Soto.

Não passou despercebido ao general argentino, a retirada ensaiada dos paraguaios , e, sem ter receio do imprevisto, coordenou junto com o Almirante brasileiro Francisco Manuel Barroso da Silva (1804-1882) – cujas duas divisões da esquadra estavam fundeadas em Bella Vista desde de abril de 1865 - um ataque contra as forças paraguaias aquarteladas em Corrientes sob comando do capitão José Maria Rodríguez.

Entre mortos e feridos, as baixas dos aliados somaram 200 argentinos e 21 brasileiros; o inimigo teve 452 mortos, 66 feridos e 86 prisioneiros (de uma guarnição de 2.000 homens). Além de armamento e munições em considerável quantidade, foram capturadas três peças de artilharia e uma bandeira. Martinez, o comandante paraguaio, tendo escapado com seus homens, foi fuzilado por ordem do ditador paraguaio Solano López. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/batalha-do-riachuelo-guerra-do-paraguai.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário