> TABOCAS NOTICIAS : 01 DE JUNHO

sexta-feira, 1 de junho de 2012

01 DE JUNHO


Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias - Brasileiro, (Porto da Estrela, 25/08/1803 - Desengano, 07/05/1880), foi um dos mais importantes militares e estadistas da história do Brasil, responsável por importantes ações militares pacificadoras em movimentos revoltosos internos, reprimiu também os movimentos contra a escravidão.

Regente do Império, filho do brigadeiro Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima - como assinou seu nome por muitos anos - foi descrito por alguns dos seus biógrafos como um predestinado à carreira das armas. Estudou no convento São Joaquim, onde hoje se localiza o Colégio D.Pedro II e próximo do Quartel do Campo de Santana que ele viu ser construído e que hoje é o Palácio Duque de Caxias, onde está instalado o Comando Militar do Leste.

Quem foi Duque de Caxias
Muito cedo, Luís Alves de Lima e Silva, ingressou na vida militar. Teve intensa carreira profissional no Exército Brasileiro, ascendendo ao posto de marechal de campo, aos trinta e nove anos de idade.
Ingressou na Academia Militar aos 15 anos e, em 1822, organizou a Guarda Imperial de D. Pedro I.
O batismo de fogo teve lugar no ano seguinte, ao entrar em campanha para combater na Bahia, quando das lutas da Independência. Participou do esforço pela manutenção da ordem pública na capital do Império após a abdicação de Pedro I, em 1831. Depois disso, tomou parte nas ações militares da Balaiada, no Maranhão, em 1839. O papel que desempenhou, na resolução do conflito, valeu-lhe o título de Barão de Caxias. Foi nomeado para Presidente (governador) da Província do Maranhão e Comandante das Forças Militares. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/dia-de-duque-de-caxias-1-de-junho.html

Dia da imprensa - 01 de Junho

O surgimento da imprensaA imprensa escrita teve seu início na Itália no século XVI. Nesse período, começaram a circular as folhas volantes, anunciando grandes eventos. Na Alemanha e na Holanda, por exemplo, já existiam publicações com periodicidade mais ou menos regular. Na Inglaterra do século XVII também surgiram folhas de notícias denominadas coranto.

O conteúdo dessas folhas, no entanto, tratava do movimento do mercado financeiro, algumas impressas pelos próprios banqueiros. Só a partir dos séculos XVIII e XIX é que a imprensa passa a ser um meio de exposição de idéias, pontos de vista e opiniões. Intelectuais renomados deixam de lado a prosa dos salões para se dedicar ao texto combativo e militante das redações de jornal. Estes, por sua vez, já estavam remunerando o trabalho escrito.

No início

A arte de abricar papel foi desenvolvida pelos chineses, por volta do século II a.C. Podemos dizer que foi o primeiro passo para chegarmos à imprensa. O que seria de Guttemberg, afinal (inventor da impressora de tipos móveis, no século XV), sem a existência do papel? Naturalmente que uma descoberta procede outra e assim a humanidade evolui em suas técnicas. Mas é sempre bom lembrarmos onde tudo começou e quem esteve à frente do pontapé inicial.

A técnica de fazer papel foi trazida para o Ocidente depois que um grupo de chineses foi capturado por árabes, próximo a Samarcande, em 751 d.C. Obrigados a ensinar tudo o que sabiam aos seus raptores, a feitura de papel acabou chegando à Espanha, mas apenas 400 anos após essa captura inesperada. Ou seja, no ano de 1150. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/05/imprensa-surgimento-imprensa-no-brasil.html


Em 2001, a FAO  propôs a criação de um dia onde todos os aspectos do leite fossem celebrados. A escolha foi pelo dia 1º de junho. Desde então o Dia Mundial do Leite vem sendo celebrado em diversos países. Comemorar este dia é de fundamental importância para que se crie uma consciência dos benefícios que o consumo deste alimento natural pode proporcionar.
O leite é um alimento rico. Além de ser a melhor fonte de cálcio, o cálcio encontrado especificamente no leite é mais facilmente absorvido pelo organismo do que em outros alimentos.
Nele, encontramos proteínas, principalmente em caseína e albumina, de alto valor biológico (aminoácidos essenciais), que auxiliam na formação e manutenção dos tecidos do organismo.
Além de dar energia e possuir gordura pouco saturada, o leite é um dos alimentos de origem animal com menos colesterol que reúne, em suas propriedades, vitaminas A, B1 e B12 e sais minerais essenciais como o fósforo, que ajuda na formação dos ossos e o manganês, que auxilia no funcionamento do cérebro.
O leite combinado com café, chocolate, mel, frutas pode transformar pequenas misturas em fonte de saúde e nutrição.
The Food and Agriculture Organization (FAO) of the United Nations which is an intergovernmental organization consisting of 191 Member Nations with the mission to make sure people have regular access to enough high-quality food to lead active, healthy lives started celebrating the first World Milk Day on June 1st, 2001. FAO has been working to raise levels of nutrition, improve agricultural productivity, better the lives of rural populations and contribute to the growth of the world economy since 1945. Fonte: FIEB / Brasil Leite / World Milk Day

Nenhum comentário:

Postar um comentário