> TABOCAS NOTICIAS : VIT. DA CONQUISTA-BA: Prefeito tenta na justiça censurar imprensa

quinta-feira, 31 de maio de 2012

VIT. DA CONQUISTA-BA: Prefeito tenta na justiça censurar imprensa

Tramita na Vara da Fazenda da Pública de Vitória da Conquista dois pedidos de Direito de Resposta da Prefeitura. Os comentários proferidos pelo apresentador da Resenha Geral, Herzem Gusmão, a cerca do imbróglio que representa a Licitação do Transporte Coletivo, e dados que comprovam a existência de casos de coqueluche na cidade e no distrito de Inhobim, foram os motivos de mais uma tentativa de intimidação do governo.
O departamento de jornalismo da Rádio Clube (FM 95,9), que engloba também a Rádio Cidade AM 760, jamais negou espaço em seus programas jornalísticos para o prefeito, secretários e coordenadores. Estão convidados todos os membros da administração para entrevistas que possam esclarecer qualquer tema de interesse público. As pessoas que exercem cargos públicos são passíveis de observações e críticas em suas gestões.
A Prefeitura ao utilizar a Vara da Fazenda Pública, tenta intimidar, oprimir e censurar os editoriais das referidas emissoras de Rádio. O ministro do STF, Celso de Melo, em defesa da Liberdade de Expressão, sentenciou: “A Constituição da República assegura, ao jornalista, o direito de expender crítica, ainda que desfaforável e exposta em tom contundente e sarcástico, contra quaisquer pessoas ou autoridade”, disse.
Ainda no artigo da Revista Veja, edição 1920, intitulado Decisão História, o ministro Celso de Melo, reafirmou: “o Estado não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as idéias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação.” Do Blog da Resenha Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário