> TABOCAS NOTICIAS : POLITICA: PT organiza ato público para um Haddad isolado

quarta-feira, 30 de maio de 2012

POLITICA: PT organiza ato público para um Haddad isolado

Sem saída, PT organiza ato público para um Haddad isolado247 – Passados mais de quatro meses desde o início da pré-campanha de Fernando Haddad à prefeitura de São Paulo, nenhuma aliança de apoio foi conquistada pelo PT. No início da semana, Haddad chegou a oferecer a vaga de vice para o PR, que a rejeitou. Sem outra saída, a sigla deve promover um ato público para confirmar o nome de Haddad, sozinho, no próximo sábado.
Leia na reportagem da Folha: Dirigentes do PR disseram ao pré-candidato do PT a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, que descartam apoiá-lo. A conversa aconteceu anteontem à noite. Haddad chegou a oferecer a vaga de vice em sua chapa, mas o PR não cedeu.
Diante disso, o PT já admite realizar o ato de confirmação da candidatura de Haddad, no próximo sábado, sem ter fechado qualquer aliança.
A ideia era usar o evento, que terá a participação do ex-presidente Lula, para demonstrar força e anunciar a adesão de partidos que apoiam o governo federal.
Os petistas ainda têm esperança de selar a adesão de PSB e PC do B, mas as negociações com os partidos também estão emperradas.
Os socialistas marcaram um nova reunião para discutir o assunto no dia 10, oito dias depois do ato público dos petistas.
O principal adversário do petista, o ex-governador José Serra (PSDB), já selou alianças com três siglas.
No encontro de anteontem, Haddad estava acompanhado do coordenador de sua campanha, Antonio Donato.
Do lado do PR, estavam o deputado federal Valdemar Costa Neto, que comanda a sigla no Estado, os vereadores Aurélio Miguel e Antonio Carlos Rodrigues e o deputado estadual André do Prado.
Valdemar disse aos petistas que a bancada federal do PR resiste a apoiar Haddad por causa dos desgastes na relação do partido com o governo Dilma Rousseff.
O litígio se arrasta desde o ano passado, quando o presidente nacional da sigla, senador Alfredo Nascimento (AM), teve que deixar o Ministério dos Transportes sob suspeitas de corrupção.
Com o esgaçamento das relações com o PT, o PR passou a negociar uma aliança com Serra. Além disso, a sigla é cortejada pelo PMDB, que lançará Gabriel Chalita.
As negociações com Serra estão em estágio avançado. A conversa com Haddad anteontem aconteceu horas depois de Valdemar ser recebido pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes.
No encontro, o tucano disse que há espaço para acerto tanto na eleição municipal quanto na de 2014, quando deve concorrer à reeleição.
O prefeito Gilberto Kassab (PSD), que também atua para atrair o partido, já ofereceu uma vaga de conselheiro do TCM (Tribunal de Contas do Município), vitalícia, a Antonio Carlos Rodrigues.
Apesar das dificuldades, petistas dizem que ainda não desistiram do PR.
Anteontem, após ouvir de Valdemar que não haveria chance de aliança, Haddad pediu que o partido tentasse dissociar a conjuntura local da nacional e esperasse para oficializar sua decisão.
A cúpula do partido disse que levaria ao menos duas semanas para se manifestar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário