> TABOCAS NOTICIAS : Corrupção no futebol pode suspender campeonato italiano por dois anos

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Corrupção no futebol pode suspender campeonato italiano por dois anos

Corrupção no futebol pode suspender campeonato italiano por dois anos
O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, acogitou a necessidade de suspender o futebol "por dois ou três anos" no país por causa do novo escândalo de manipulação de resultados. "Uma suspensão total deste jogo não seria benéfica para a maturidade dos nossos cidadãos?", questionou Monti. "Eu não estou fazendo uma proposta de governo, mas expondo um desejo que eu, apaixonado por futebol há muito tempo, sinto no meu coração", acrescentou.
Na segunda-feira, novos desenvolvimentos do 'Calcioscommese', o nome conferido ao escândalo de corrupção e combinação de resultados no futebol, chegou mesmo a tirar um jogador do Euro 2012. Por toda a Itália, foram detidos 50 suspeitos, entre eles Stefano Mari, capitão da Lazio de Roma, e Domenico Criscito, defesa do Zenit que teve de abandonar o estágio da selecção italiana – que não jogará mais com a seleção do País no evento europeu.
Em entrevista coletiva, o procurador Roberto di Martino, de Cremona, disse que Mari, da Lazio, recebeu 600 mil euros antes da partida entre Lecce e Lazio, vencida pelo clube romano por 4 a 2 no dia 22 de maio de 2011. O resultado final beneficiou os apostadores, segundo Di Martino com um ganho de dois milhões de euros.
Esta não foi a primeira vez que o futebol italiano se envolveu em um caso de corrupção como esse (Veja abaixo, na matéria do Globo). Mas desta vez, as palavras de Monti surpreendem pelo seu teor e por virem da figura mais importante de Itália.
O presidente do Palermo, Maurizio Zamperini, reagiu: a única coisa vergonhosa no país foi o Monti a atrever-se a dizer o que disse. Zamperini chegou mesmo a dizer que o primeiro-ministro transalpino «quer massacrar e destruir a Itália».
Relembre alguns casos que ficaram marcados na história do futebol.
No futebol italiano:
TOTONERO 1980:
O caso:
Descoberto pela polícia italiana em março de 1980, consistia na venda de resultados de partidas das Séries A e B da Itália em troca de dinheiro. O escândalo envolveu Milan, Lazio, Perugia, Bologna e Avellino, da Série A, e mais Taranto e Palermo, da Série B.
O resultado:
Milan e Lazio foram rebaixados para a Série B. Avelino, Bologna, Perugia, Palermo e Taranto começaram a temporada seguinte com menos cinco pontos em suas respectivas divisões. O presidente do Milan, Felice Colombo, foi banido do esporte enquanto o do Bologna, Tommaso Fabretti, foi suspenso por um ano. Dezoito jogadores também foram punidos com suspensões que variaram de três meses a seis anos. Entre eles Cláudio Pellegrini (Avellino - seis anos), Massino Cacciatori (Lazio - cinco anos), Enrico Albertosi (Milan - quatro anos), Bruno Giordano (Lazio), Lionello Manfredonia (Lazio), Carlo Petrini (Bologna) e Guido Magherini (Palermo), que pegaram três anos e seis meses. Além de Paolo Rossi (Perugia), cuja pena de três anos foi reduzida para dois, lhe dando a chance de disputar e ser um jogador decisivo na Copa da Espanha, em 1982. Leia tudo em http://brasil247.com/pt/247/esporte/62030/Corrupção-no-futebol-pode-suspender-campeonato-italiano-por-dois-anos-Corrupção-futebol-pode-suspender-campeonato-italiano-por-dois-anos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário