> TABOCAS NOTICIAS : Copom não surpreende e reduz a Selic para 8,5% ao ano

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Copom não surpreende e reduz a Selic para 8,5% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) não surpreendeu os analistas financeiros e acaba de anunciar o sétimo corte seguido da Selic, que sofreu nova redução de 0,5 ponto percentual, baixando para 8,5% ao ano. Trata-se do menor patamar da taxa básica de juros desde que a atual política monetária foi adotada, no início de 1999. Até então, o menor nível já registrado tinha sido de 8,75% ao ano, entre 23 julho de 2009 e 28 abril de 2010.

A alteração terá um impacto direto para os quase 100 milhões de pessoas que têm poupança. A Medida Provisória 567, válida desde o dia 4 deste mês, estabeleceu que, sempre que a Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a forma de remuneração muda. Nesse caso, os depósitos serão corrigidos por 70% da taxa Selic mais a Taxa Referencial (TR), calculada todos os dias pelo Banco Central (BC). Atualmente, a regra é a TR mais 0,5% ao mês.

Com a Selic em 8,5%, os depositantes vão passar a receber 5,95% ao ano de remuneração. Pela regra antiga, a remuneração anual é 6,17%. Ou seja, os depósitos feitos até hoje vão ter remuneração maior do que as novas aplicações. Assim, os depósitos feitos a partir desta quinta-feira (31) serão remunerados de acordo com as novas regras.

“A mudança beneficia todos, que poderão fazer operações de crédito com taxas mais baixas e, agora, é possível que os juros continuem caindo”, disse o diretor da Associação Nacional de Executivos de Finanças (Anefac), Miguel José Ribeiro de Oliveira.

A Selic serve de referência para outras taxas de juros. Quando a taxa básica cai, a tendência é a de redução dos juros cobrados nos empréstimos feitos pelas instituições financeiras. De Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário