> TABOCAS NOTICIAS : 03 DE MAIO

sexta-feira, 3 de maio de 2013

03 DE MAIO

3 de Maio – Dia do Pau-Brasil

Em 1978, através da Lei número 6.607, o Pau-Brasil foi declarado oficialmente como árvore símbolo nacional e foi instituído o dia 3 de maio como o dia do Pau-Brasil. A espécie, que já foi considerada extinta, é um marco na história de nosso país. Além de ter originado o nome, foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses em terras brasileiras.
O Pau-Brasil, encontrado do Rio Grande do Norte até a costa do Rio de Janeiro, é uma árvore dominante na Mata Atlântica brasileira. Muito utilizada pelos índios, os portugueses logo descobriram nessa espécie uma riqueza inesgotável.
Além do pigmento vermelho intenso extraído do cerne e conhecido como brasileína, utilizado como corante e tinta de escrever, o Pau-Brasil também foi muito utilizado na construção naval e civil e em trabalhos de torno e marcenaria de luxo.
O Pau-Brasil, com nome científico de Caesalpinia echinata,  é uma árvore de sol e sua flor é amarela e perfumada. Fonte: Click Litoral / Ambiente Brasil / Portal IFRN

3 de Maio – Dia Internacional do Sol

sol1O Programa das Nações Unidas criou o dia 3 de maio como o Dia Internacional do Sol, tendo como objetivo prestigiar a nossa principal fonte de vida, pois a luz e o calor transmitidos pelo Sol são fundamentais para a vida na Terra. A NASA é um agente bastante dinamizador desta comemoração.
Todos nós sabemos que a estrela é de extrema importância para os seres vivos. O Sol é, praticamente, a única fonte de energia para a Terra. Essa energia penetra no ecossistema através dos seres autótrofos e é repassada para os seres heterotróficos; vale lembrar que a energia é cíclica, ou seja, nunca acaba. Dessa forma, sem o Sol, não haveria vida na Terra.
Todos os combustíveis fósseis, como o petróleo, o carvão e o gás natural, embora possam ser fontes de energia, também são produtos da captação e armazenamento da luz solar em plantas, algas e animais a milhares de anos atrás. O Sol também é responsável pelo processo da evaporação, o qual causa o reabastecimento dos rios e lagos que deságuam no mar.
A distância entre a Terra e o Sol é um fator fundamental, pois permite criar um ambiente de temperatura e luminosidade adequado para a manutenção da vida. Nenhum outro planeta do Sistema Solar, com exceção de Marte, possui as condições ideais de vida semelhante às da Terra; uns são muito quentes, outros muito frios. Por falar em temperatura, também fica óbvio que sem o Sol, a Terra seria um lugar incrivelmente gelado. Fonte: Society Events / Brasil Escola / Marés / Clube Eco-Escolas

3 de Maio – Dia Mundial da Liberdade de Imprensa – World Press Freedom Day

liberdade-imprensa2A cada ano, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, chama-se a atenção para a importância da liberdade de imprensa como pré-requisito de uma democracia saudável e ativa, na qual as pessoas sejam livres para expressar suas ideias. O Artigo XIX da Declaração Universal dos Direitos Humanos expressa que “toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras”.
A liberdade de imprensa é essencial para a consolidação das democracias. Os meios de comunicação têm o papel fundamental de disseminar informações, permitindo ao cidadão acompanhar diversos temas e tomar decisões bem fundamentadas nas mais variadas áreas de sua vida.
A liberdade de imprensa decorre do direito humano à liberdade de expressão, garantido a todos os indivíduos pelos principais tratados internacionais de direitos humanos e pela Constituição Federal brasileira. Isso significa que os meios de comunicação podem veicular notícias e manifestar opiniões sem sofrer censura prévia, indução à autocensura ou qualquer tipo de restrição abusiva.
Mas a liberdade de expressão só é plenamente exercida em um ambiente que garanta o livre acesso à informação e a livre circulação de ideias, e onde estejam presentes o pluralismo e a diversidade. Para exercer a liberdade de imprensa de forma legítima, os meios de comunicação devem respeitar os direitos fundamentais de cada cidadão.
No Brasil, ainda que a liberdade de imprensa seja formalmente garantida, ainda existem uma série de desafios para sua concretização. Leia mais em Fonte: News & Events UN / Unesco Brasil / Livre Acesso

DIA DO TAQUÍGRAFO - 03 DE MAIO

No Brasil, Iniciou no Judiciário do Pará, com a instalação do Tribunal de Relações em 1874, a taquigrafia (do grego Takys - depressa e Graphia escrita) ou estenografia, é um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita.
A taquigrafia ou estenografia utiliza em geral, sinais originados da geometria, mas também tirados das letras comuns, por se tratar de um sistema de escrita abreviada

Alguns estudiosos atribuem a invenção da taquigrafia aos hebreus e outros, aos gregos. No entanto, o primeiro sistema organizado de taquigrafia, compreendida como uma grafia especial por meio de sinais especiais, aceito oficialmente pelos historiadores como o primeiro sistema organizado de taquigrafia, foram as "Notas Tironianas", ou "Abreviaturas Tironianas", sinais taquigráficos inventados por "Tiro" (Marco Túlio Tiro), escravo e secretário de Cícero, o grande orador e político romano.

Segundo o historiador G. Sarpe, no seu livro "Prolegomena ad Tachygraphiam romanam", publicado em 1829, o primeiro apanhamento estenográfico foi feito por ocasião de um discurso de Cícero contra Verres, no ano de 70 a.C.

No que diz respeito ao Judiciário, destaca-se que a taquigrafia é um instrumento imperioso por ser utilizado em registros de julgamentos de 2ª Instância e que, por vezes, são anexados aos autos processuais, seguindo para Cortes Superiores. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-taquigrafo-03-de-maio.html

DIA DO LEGISLADOR - 03 DE MAIO

De acordo com a Lei 6.230 de 27/07/1975, o Poder legislativo é exercido pelo Congresso Nacional, formado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados.Sendo igual para todos os estados, a representação no Senado é de três senadores para cada um, incluído o Distrito federal, independente do número de eleitores.

As eleições

As eleições são realizadas através de voto secreto, que é obrigatório para os cidadãos maiores de 18 anos. Entre os 16 e os 18, bem como depois dos 70 anos, o voto é facultativo.

São atribuições do Poder Legislativo, cinco funções básicas: Legislativa, Fiscalizadora, Julgadora, Executiva e Administrativa. O que fundamenta o exercício dessas atribuições é a representatividade dos legisladores. Essas funções legitimam os atos da Câmara, que os pratica como se fosse a população no poder.

Função Legislativa:

Oferece maior visibilidade ao Poder Legislativo e trabalha através do processo legislativo, considerado o movimento democrático para produzir leis. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-legislador-03-de-maio.html

DIA DO SERTANEJO - 03 DE MAIO

O Brasil, após o período do extrativismo, passou a ser um país essencialmente agrário. Houve, entretanto, uma inversão, principalmente depois do ciclo do café, quando as indústrias começaram a se instalar no Sudeste, formando regiões metropolitanas.
Intensificou-se o êxodo rural e a figura do sertanejo ou caipira, ganhou traços de caricaturas.
Tal figura do sertanejo gerou obras no cinema e na literatura passando a ser utilizada em anedotas e mesmo nas histórias infantis, como o personagem Chico Bento, criado pelo quadrinista Maurício de Souza.

Aos olhos do habitante da cidade, a pessoa que vive no sertão é, geralmente, rude, inculta e avessa à vida moderna. Essa imagem tomou força com o sertanejo - O jeca Tatu - descrito no conto Urupês, publicado no livro homônimo, de Monteiro Lobato.

O personagem Jeca Tatu e o caboclo do vale do Paraíba, de barba rala, que vive descalço, com os pés cheios de bichos, fuma cigarros de palha e usa chapéu também de palha, sobrevive porque é uma raça forte.
Assim como o cacto mais resistente, o sertanejo foi feito para o sertão. Tem o pêlo, o corpo e a psicologia próprios para suportar o suplício da seca. Conhece profundamente a flora e fauna. Como os cactos , o mandacaru e toda natureza adaptada ao árido, o sertanejo sobrevive com muito pouco. Água é uma dádiva que vê de vez em quando. Com todas as adversidades, ainda ama o sertão, e dificilmente se habitua a outro lugar. Desde pequeno convive com a imagem da morte. Sua grande vitória é chegar ao dia seguinte, comemorando o triunfo da vontade de viver. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-sertanejo-03-de-maio.html

DIA DO PARLAMENTAR - 03 DE MAIO

O Dia do Parlamento foi instituído pela lei no 6.230, de 27/07/1975.
Constituído pelo Poder Legislativo, o Parlamento é exercido pelo Congresso Nacional, que é compost0 pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal, de acordo com o artigo no 44 da Constituição Federal (CF).
Sua principal função é votar o orçamento e os projetos de lei. Qualquer membro ou comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional pode apresentar projetos de lei. Podem fazê-lo também o Presidente da República, o Supremo Tribunal Federal, os Tribunais Superiores, o Procurador Geral da República e os cidadãos.

Estes em particular, podem interferir diretamente na legislação, por meio de abaixo-assinados que representem, no mínimo, 1% do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco estados. Isso quer dizer que o Poder Legislativo pode ser exercido pelos representantes do povo e também diretamente pelo povo.

A Câmara dos Deputados é formada pelos representantes do povo, os quais são eleitos, a cada quatro anos, em cada estado, em cada território e também no Distrito Federal, em número proporcional à população (artigo 45 da CF). Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-parlamentar-03-de-maio.html
DIA DO SOLO - 03 DE MAIO
De extrema importância para todos os seres vivos do nosso planeta,o solo, ou terra, assim como o ar, a água, o fogo e o vento, são fatores essenciais à vida. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e é sobre ele, na maioria das vezes, que construímos a nossa casa. Por isso, o solo fértil é indispensável à sobrevivência das espécies do planeta.
Geralmente, a composição do solo contém partículas sólidas, água e ar. A parte sólida ocupa mais ou menos 50% da quantidade de um solo: cerca de 45% representam a matéria mineral e 5%, a matéria orgânica. Os outros 50% são ocupados por mais ou menos 25% de água e 25% de ar.

Se fizermos uma incisão na crosta terrestre desde a superfície até a rocha matriz, poderemos observar o que se chama de perfil do solo, no qual se podem reconhecer várias camadas ou horizontes.
O ar também é um componente importante para que as raízes possam absorver oxigênio e respirar.

O solo fértil, ao se tornar pobre em nutrientes, é preciso providenciar sua adubação, para que a terra fique rica e produtiva e seja possível cultivar plantas e colher alimentos. Leia mais em http://www.portalescolar.net/2011/04/dia-do-solo-03-de-maio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário