> TABOCAS NOTICIAS : Teólogo afirma que Igreja Católica deturpou a biografia de Satanás

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Teólogo afirma que Igreja Católica deturpou a biografia de Satanás

O Satã da Bíblia era moralmente correto, um ajudante de Jesus.
O pesquisador americano Henry Ansgar Kelly (foto), professor emérito da Universidade da Califórnia, no livro”Satã: Uma Biografia” garante que a história original do demônio – aquela que está registrada nos textos bíblicos – foi deturpada ao longo dos tempos. Na verdade, o Diabo não seria assim tão ruim quanto se pinta. E a “difamação” começou lá atrás, nos primeiros séculos do cristianismo, por obra de patriarcas da Igreja como são Jerônimo.
Para o pesquisador americano, a Bíblia revela que o demônio era uma espécie de “empregado de Deus” – uma entidade moralmente correta, encarregada de perseguir e acusar os pecadores. No século 2, porém, os pais da Igreja, ao interpretar o episódio bíblico de Adão e Eva no jardim do Éden, associaram-no à imagem da traiçoeira serpente. A partir daí, diz Kelly, ele foi sendo transformado em inimigo de Deus, até virar a representação máxima do mal.
Uma visão menos maniqueísta do Diabo, como a proposta por Henry Kelly e outros autores modernos, parece estar em sintonia com o conceito de “mal” observado em algumas religiões. No hinduísmo e no budismo, por exemplo, existem criaturas malignas, como os demônios hindus Asuras, ou as criaturas infernais budistas chamadas Naraka. Mas elas não são personagens centrais como o Diabo é na mitologia cristã. “O maniqueísmo clássico é o do zoroastrismo”, afirma Kelly. Nessa antiga religião originária da Babilônia, existe um deus 100% benevolente, chamado Ahura Mazda, e um espírito totalmente mau, conhecido como Angra Mainyu ou Ahriman.
Uma das versões de Satã mais fascinantes talvez seja a encontrada no islamismo. Também chamado Iblis, o demônio dos muçulmanos é um anjo caído, assim como o dos cristãos e o dos judeus. As similaridades se dão até no nome: shaitan, em árabe. Mas ele tem uma tarefa que os outros não têm. Segundo a crença islâmica, todos os recém-nascidos são tocados pelo diabo na hora do nascimento – para que, mais adiante na vida, possam fazer a escolha que bem entenderem entre o certo e o errado.
O shaitan do islamismo, contudo, não é nem de longe tão maléfico e assustador quanto seu equivalente cristão. Na tradição judaico-cristã, nada pode ser mais perverso, traiçoeiro e perigoso que o demônio – um servo extraviado do Todo-Poderoso, que acabou sendo expulso do Reino dos Céus porque trazia em sua essência o nefasto e contagiante princípio da corrupção universal. FONTE: Revista Super

Nenhum comentário:

Postar um comentário