> TABOCAS NOTICIAS : Projeto de lei quer aulas sobre macumba nas escolas

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Projeto de lei quer aulas sobre macumba nas escolas

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados avalia a legalidade do Projeto de Lei Nº 72.323 jocosamente apelidado pelos deputados de “Lei do ‘Passe’ Livre” que dispõe sobre a obrigatoriedade das escolas ensinarem sobre as religiões de matrizes afro-brasileiras.
A Federação Umbandista Brasileira questiona o fato do Ensino Religioso nas escolas do Brasil ser exclusivamente dominado pelo cristianismo católico ou luterano.
O deputado federal e babalorixá Gilsinho Untado questiona o fato de até o Halloween ser celebrado nas escolas e nunca reservarem uma aula sequer para celebrar a entidade de um caboclo da umbanda. Para Gilsinho “todo mundo já fez uma simpatia pra trazer de volta um amor, ou conseguir um emprego. No Brasil todo mundo é meio macumbeiro”.
A Mãe de Santo Edileuza Cigana em entrevista se emociona ao dizer que “o dia que os pais de alunos conhecerem a alegria que é ver um filho incorporando uma entidade, eles vão compreender a beleza dos rituais afro-brasileiros”.
A Liga das Senhoras Evangélicas do Amapá apresentou a primeira representação contra o projeto de lei acusando o deputado Gilsinho Untado de ser um propagador da mensagem de Lúcifer. Segundo Édina Maria dos Santos, presidente da Liga, “a macumba é coisa do inimigo. Levar isso pras escolas é dar diploma pro capeta”.
O projeto recebeu parecer favorável em primeira instância, e os umbandistas agora torcem para que todos seus ‘trabalhos’ não tenham sido em vão. De http://www.enfu.com.br/

4 comentários:

  1. Odeio macumbeiros pois eles só fazem coisas voltadas para o mal. Não existe essa ideia de que macumba é religião. A macumba é uma Seita, então não estaria regulamentado para que fosse exigido um projeto de lei para ensinar esse rito para os alunos. Religião se aprende em casa, é uma tradição que passa de pai para filho, não uma coisa impsota pelo Estado. Sou contra isso, e muitos pensam tambem assim. Só pra ter uma ideia, se macumba fosse bom, um aluno não viria pra casa com medo de assistir aula porquer um coleginha lhe ameçou de macumba caso voltasse para a sala de aula. Isso é religião? Religião é religar as coisas da terra com as coisas do alto. E só Deus está acima de tudo, lá no alto, e não aqui em baixo, aonde foram destinados as postestades do mal quando foram atirados do céu contra à Terra. Esse filho que refiro é o meu, onde liguei para a Diretora para chamar esse menor para pedir desculpas sobre o mal feito. Se ele tivesse orientaçõa religiosa, não ameaçava ninguem com essa tal MAcumba, palavras que saiu da boca dele. Sou a favor que ensine religião, e não seita, desde que tenha Deus como fonte principal, e não esses deuses pagãos que existem por aí só para desiminar o mal e a discordia.

    ResponderExcluir
  2. Era só o que faltava... ninguém merece...

    ResponderExcluir
  3. Sou completamente contra.

    ResponderExcluir