> TABOCAS NOTICIAS : PAU BRASIL-BA: Polícia Federal não encontra índios em fazendas invadidas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

PAU BRASIL-BA: Polícia Federal não encontra índios em fazendas invadidas

Agentes da Polícia Federal têm ido a propriedades invadidas por índios no município de Pau Brasil para investigar a onda de violência promovida pelas invasões nas ultimas semanas. Porém, estes não estão encontrando índios nas áreas visitadas, somente fazendas depredadas e abandonadas. Os agentes informaram nesta quarta-feira (25/04/2012) que os índios pataxós hã hã hãe abandonaram 9 das 11 fazendas que haviam invadido neste mês.

A FUNAI é informada e seu coordenador acompanha as visitas às áreas que vistoriadas. Com a informação prévia, estes informam aos invasores para que abandonem as fazendas enquanto os policiais estiverem no local. Os mesmos retornam assim que a polícia deixa o local. 
Porque abandonar as fazendas durante as visitas dos policiais? 
Devido ao assassinato de um funcionário de uma fazenda invadida, qualquer invasor encontrado dentro das propriedades pode ser considerado suspeito do crime. Desta forma, é mais prático e seguro deixar a área por algumas horas. Os invasores sabem que mesmo que os proprietários retornem neste período, devido às más condições das estradas, estes têm tempo suficiente para promover novas invasões brutais antes do retorno da polícia.

Esta mesma estratégia vem sendo utilizada desde o início das invasões. Quando a justiça determinou busca e apreensão de armas em 23 fazendas invadidas por índios na região, apenas poucas armas velhas foram encontradas. Nenhuma das armas de uso restrito usadas nas invasões foi encontrada, pois os funcionários da FUNAI informavam quais áreas seriam revistadas, dando tempo aos bandidos para esconder o arsenal.

A teoria da FUNAI é de que os índios teriam sido expulsos pelos proprietários. Teoria falha, pois é evidente que, uma vez que os proprietários reavessem suas fazendas não as deixariam abandonadas à mercê dos invasores. 


Quanto à atuação da PF: tendo encontrado as propriedades abandonadas, caberia a estes reintegrar e garantir a manutenção da posse aos proprietários. Deixar as propriedades abandonadas é  uma arbitrariedade. De http://itajupaubrasil.blogspot.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário