> TABOCAS NOTICIAS : PAU BRASIL-BA: Invasão de índios deixa tensa festa pelos 50 anos

sexta-feira, 20 de abril de 2012

PAU BRASIL-BA: Invasão de índios deixa tensa festa pelos 50 anos

A cidade de Pau Brasil, no sul da Bahia (a 551 km de Salvador) comemorou nesta quinta-feira 50 anos de emancipação política e vive um clima de tensão por conta das 12 fazendas ocupadas por índios da etnia Pataxós Hã-hã-hãe. A festa, que teve inicio às 8h com hasteamento de bandeiras, deve durar pelo menos quatro dias com micareta animada por 14 atrações, dois minitrios e um palco montado no centro da cidade.
A Policia Federal continua visitando as propriedades ocupadas pelos índios, enquanto homens da Companhia Independente de Polícia Especializada da Região Cacaueira (Cipe) fazem segurança no centro da cidade e em estradas que dão acesso as fazendas.
De acordo com Wilson de Jesus Souza, chefe da Funai em Pau Brasil, desde janeiro deste ano já são 68 fazendas ocupadas pelos índios entre os municípios de Pau Brasil e Itajú do Colônia, no sul da Bahia.
"As duas últimas retomadas aconteceram nesta quarta-feira na região de Ourinhos e outra na região do Rio Pardo", informa Wilson.
Uma das propriedades ocupadas pelos índios é a fazenda Letícia, pertencente a Durval Santana, que confirma ter quatro propriedades tomadas pelos Pataxós; as outras são: Santo Antonio, Indiana e Lucelândia.
"Nossa família sobrevive do leite e do gado que criamos lá. Agora, nem os animais podemos retirar", comenta Santana.
O clima de tensão começou desde início do ano com as ocupações de propriedades em Itajú do Colônia. Os pataxós querem o retorno de uma área de 54,1 mil hectares que eles alegam que ser território indígena e estão na posse de fazendeiros. Uma ação ordinária proposta pela Funai, tramita há 30 anos no Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a nulidade dos títulos dados pelo Governo da Bahia aos fazendeiros. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário