> TABOCAS NOTICIAS : Palmada não educa, conclui análise de 20 anos de pesquisas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Palmada não educa, conclui análise de 20 anos de pesquisas

Atire a primeira pedra o pai ou a mãe que nunca pensou em jogar uma no seu filhote. Mas émelhor não. Vinte anos de pesquisas mostram: castigo físico não dá bons resultados.

Estudos em várias partes do planeta demonstram uma associação clara entre essa forma de punição e problemas como depressão, ansiedade e vícios, que podem começar na infância e se estender para a vida adulta.

Pesquisar o castigo corporal é um desafio. Em ciência, a metodologia mais usada é o estudo controlado aleatório: dois grupos recebem um ou outro remédio, por exemplo. Mas como fazer isso com palmadas? Um grupo de crianças apanha e outro não?

Por isso, são mais comuns os estudos "prospectivos": são estudadas crianças com níveis de agressão ou comportamento antissocial equivalentes no começo e analisada a progressão do comportamento. Ou "retrospectivos", baseados na memória.

Dois pesquisadores no Canadá --a psicóloga Joan Durrant, da Universidade de Manitoba, e o assistente social Ron Ensom, do Hospital Infantil de Eastern Ontario-- analisaram 20 anos dessas pesquisas, incluindo uma metanálise com mais de 36 mil participantes. Leia mais em http://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2012/04/11/palmada-nao-educa-conclui-analise-de-20-anos-de-pesquisas.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário