> TABOCAS NOTICIAS : MUNDO: Atirador norueguês tinha plano para matar Obama em Oslo

domingo, 1 de abril de 2012

MUNDO: Atirador norueguês tinha plano para matar Obama em Oslo

O norueguês Anders Breivik, responsável pelos ataques que mataram 77 pessoas na Noruega, em julho passado, tinha um plano para assassinar o presidente americano, Barack Obama, durante a cerimônia de entrega do Nobel da Paz de 2009. A informação é do jornal local "Dagbladet".

Em interrogatório, Breivik confessou à polícia norueguesa que seu plano era pôr um carro-bomba diante da Prefeitura de Oslo, onde é realizada a entrega do Nobel da Paz anualmente. Para burlar a segurança, a ideia era usar uma roupa de policial.

Em julho do ano passado, Breivik também estava disfarçado de policial quando detonou um carro-bomba em Oslo, matando oito pessoas, e abriu fogo na ilha de Utoya, a 40Km dali, deixando outros 69 mortos — em sua maioria adolescentes.

O atentado contra Obama, afirma o norueguês, seria "perfeito e teria grande valor simbólico", porque o Nobel da Paz é dado, segundo ele, a pessoas de esquerda. Breivik disse que desistiu de levar o atentados adiante por causa das fortes medidas de segurança que cercam a premiação.

Breivik está em prisão preventiva desde o dia dos atentados. Seu julgamento terá início no prpíxmo dia 16 de abril, em Oslo. Da Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário