> TABOCAS NOTICIAS : ITAPETINGA-BA: Prefeitura corta repasse do SUS para hospital

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ITAPETINGA-BA: Prefeitura corta repasse do SUS para hospital

Na tarde do último domingo (22), na rodada do Campeonato Municipal de futebol, um fato curioso chamou à atenção dos desportistas de Itapetinga: o time do Ipiranga entrou em campo com uma faixa de protesto a favor do Hospital Pediátrico Raimundo Perazzo  com a frase: “A vida das crianças pede socorro! Salve o Hospital Raimundo Perazzo!”.
A manifestação  foi pela falta de recursos públicos suficientes para manter a unidade hospitalar, que  em dias normais de funcionamento chegou a atender cerca  de 2000 crianças, numa média de 60 atendimentos diários, mas que com a redução dos repasses por parte da Secretaria de Saúde, diminuiu para 400 atendimentos por mês.
Fundado há 12 anos o Hospital  Raimundo Perazzo é o único especializado em atendimento pediátrico na região. Segundo Naltir Duarte, diretor administrativo do Perazzo, o hospital poderá ser fechado se caso não haja um acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o final deste mês. Naltir informou ainda que o Perazzo recebia cerca de R$ 70 mil reais por mês do SUS e mais R$ 14 mil do município. Entretanto, com a implantação do Saúde Plena, em dezembro do ano passado,  os recursos  passaram a ser geridos pelo município, que cortou os repasses, o que está impossibilitando o funcionamento do hospital. “Já enviamos uma proposta para Secretaria de Saúde, mas não obtivemos resposta e se até o fim do mês não sair nenhum resultado, infelizmente teremos que fechar as portas. A Comunidade vai sofrer muitas consequências”, disse Naltir. A proposta é que a Secretaria repasse mais recursos para manter o hospital em funcionamento 7 dias por semana. Segundo ele até o Ministério Público já foi acionado, porém, sem nenhuma resposta.
A situação é tão crítica que além de atitudes como a do Ipiranga no último domingo, um abaixo–assinados já está sendo feito em toda a cidade e já conta com mais de mil assinaturas a favor do hospital. Além desse manifesto popular, uma manifestação com a participação de diversos setores da sociedade chamando a atenção para o assunto, caso seja necessário. Com Informações do Itapetinga News

Nenhum comentário:

Postar um comentário