> TABOCAS NOTICIAS : ITAPETINGA-BA: Governo libera plantio de eucalipto

domingo, 8 de abril de 2012

ITAPETINGA-BA: Governo libera plantio de eucalipto

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) publicou no Diário Oficial da Bahia, em 14 de março último, a Portaria nº 2253, liberando a Licença Prévia (LP) do processo de ampliação da Veracel Celulose S.A.
De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (14/03), a licença concedida pelo Inema tem validade de 4 (quatro) anos para ampliação da unidade fabril de celulose branqueada de eucalipto, com capacidade nominal de produção de 1.500.000 tsa/ano, ao lado da atual linha de produção da Veracel, e uma base florestal com efetivo plantio de 93.000 hectares distribuída nos municípios Belmonte, Canavieiras, Encruzilhada, Guaratinga, Itabela, Itapetinga, Itagimirim, Itarantim, Itapebi, Maiquinique, Macarani, Mascote, Porto Seguro e Potiraguá, mediante o cumprimento da legislação vigente e dos condicionantes constantes da íntegra da Portaria que se encontra no referido processo.
Em 2011, o Inema promoveu as Audiências Públicas  em diversos municípios, inclusive Itapetinga,  onde foi apresentado e discutido o Estudo de Impactos Ambientais, sob os protestos de ambientalistas e grupos ligados ao MST, que questionam os efeitos do plantio de eucalipto na região, tanto no que se refere ao impacto ambiental, quanto na geração de empregos, que é negativa, segundo os ativistas.
Há quem afirme que “pior que a monocultura do boi, só a monocultura do eucalipto”. De http://www.sudoestehoje.com.br/novoportal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário