> TABOCAS NOTICIAS : ITAJU DO COLÔNIA / PAU BRASIL-BA: Conflito entre indígenas e fazendeiros continua gerando tensão

quarta-feira, 18 de abril de 2012

ITAJU DO COLÔNIA / PAU BRASIL-BA: Conflito entre indígenas e fazendeiros continua gerando tensão

Diante da intensidade dos conflitos entre índios e fazendeiros nas últimas semanas, familiares das vítimas do confronto e demais representantes da sociedade de Itajú do Colônia estarão realizando nesta quarta-feira (18) a “Marcha pela Paz”, que percorrerá as principais ruas da cidade e se concentrará na praça Santo Antônio, localizada  no centro. A manifestação tem o intuito de conscientizar a comunidade em conflito sobre a importância do restabelecimento da paz e segurança na cidade.
Os fazendeiros não estão conseguindo tirar os animais de dentro das fazendas porque a entrada na localidade só está sendo possível com junto com a Polícia Federal e, além disso, não há lugar para guardá-los.  "Já ameaçaram matar os animais. Onde vou botá-los se não há pasto", declara o fazendeiro Lizandro Rezende. Segundo os produtores, o rebanho em poder dos índios chega a 20 mil cabeças.
Pau Brasil
Em Pau Brasil, a situação também continua tensa. Diferente do que havia sido divulgado, trabalhadores rurais não estão como reféns dos índios. Eles continuam nas fazendas à espera de transportes para fazer as mudanças.
A reportagem do jornal A Tarde divulgou que doze fazendas já foram ocupadas pelos pataxós hã-hã-hã.   Policiais federais e homens da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe) estão na área para evitar conflitos. As terras foram ocupadas no domingo (15) e na manhã de terça (17), os indígenas tomaram mais uma fazenda, a Rancho Alegre.
Os fazendeiros ameaçaram entrar em confronto caso o Supremo Tribunal Federal não julgue, dentro do prazo, a ação da Funai que pede a nulidade dos títulos de terra dados a fazendeiros pelo Estado e que já tramita na Corte há quase 30 anos. “Esta semana, vamos nos reunir novamente e definir uma data-limite. Caso o julgamento não ocorra, vamos nos armar e retomar nossas terras”, prometeu o fazendeiro Marcos Gaspar.  Por Radar Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário