> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Paixão de Cristo itinerante da Ficc consagrou o teatro

segunda-feira, 9 de abril de 2012

ITABUNA-BA: Paixão de Cristo itinerante da Ficc consagrou o teatro

A Praça Camacan ficou pequena para o público que atendeu ao convite da Prefeitura de Itabuna e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) para acompanhar o espetáculo itinerante Auto da Paixão de Cristo na noite da Sexta-Feira da Paixão (6). Iniciativa pioneira na região, a peça contou a história de Jesus desde seu batismo, passando pelo sermão da montanha e crucificação até a ressurreição, marcando um novo momento do teatro na cidade.
O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, seguiu o espetáculo de perto, ao lado do bispo Dom Ceslau Stanula, vice-prefeito Antonio Vieira, secretário de Assuntos Governamentais, Carlos Burgos, secretário de Finanças, Geraldo Pedrassoli e outras autoridades municipais. O evento reuniu fiéis de todas as paróquias da cidade e fortaleceu a cultura local. “Itabuna sempre foi um celeiro de bons artistas, muitos deles se projetaram para o Brasil e o mundo, por isso este setor da administração municipal tem todo o nosso apoio e empenho”, enfatizou o prefeito.
O elenco, composto por 25 artistas contratados pela Ficc e 40 figurantes da Paróquia de Santa Maria Goretti, foi dirigido por Marquinhos e José Carlos Ngão. O espetáculo teve participação especial do ator itabunense, Osvaldo Mil que interpretou Jesus Cristo, além de nomes como Jailton Alves, Aldo Bastos, Jaffet Ornellas, Marcelo Lobo e Walmir do Carmo.
Durante o espetáculo, o público se emocionou em várias cenas, como a do batismo, santa ceia, crucificação e ressurreição de Jesus. Centenas de pessoas acompanharam em tempo real os atores no momento em que mudavam de cenário, nos oito palcos espalhados pela Praça Camacan e na Via Crucis ao longo da Rua Mariá Ferreira.
Capacitação dos artistas
Para a presidente da Ficc, Sandra Ramalho, o Auto da Paixão de Cristo marca a mudança de paradigma que a instituição quer inserir na cultura local, contribuindo para a profissionalização dos artistas e qualificação dos espetáculos em Itabuna. “Nossos artistas estão de parabéns. Tanto talento reunido em um só espetáculo mostra o quanto é importante investir na cultura, que é uma das metas prioritárias do prefeito Capitão Azevedo”, ressalva
 O diretor de Projetos, Fernando Caldas, destaca a qualidade dos trabalhos que a Ficc vem desenvolvendo nos últimos meses. “Quem ganha com isso é a população. O público merece ser presenteado com espetáculos desse porte”, disse. A meta da Ficc, segundo Caldas, é implantar em Itabuna a Escola de Artes Cênicas, para que os artistas tenham acesso à capacitação profissional. “E não só o teatro será beneficiado por essa política, como também a dança, música e outras categorias artísticas”, finaliza.
A Ficc planeja também tornar o Auto da Paixão de Cristo uma atração turística, religiosa e cultural de Itabuna, investindo na ampliação dos recursos cênicos, figurino, iluminação e sonorização do evento. “No próximo ano, com certeza faremos bem melhor, evitando os erros da estreia e ampliando os efeitos especiais que emocionam e impressionam o público”, garante. Texto: Vera Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário