> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Moradores recebem bolsas para cursos de qualificação

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ITABUNA-BA: Moradores recebem bolsas para cursos de qualificação

Moradores de vários bairros de Itabuna têm mais uma oportunidade para aprender uma atividade produtiva em cursos técnicos profissionalizantes gratuitos, contando inclusive com uma bolsa auxílio. A chance se tornou possível graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social, o Senac e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.
O programa foi criado no ano passado pelo Governo Federal e é destinado aos beneficiários do Bolsa Família. Em Itabuna, cerca de 300 pessoas são beneficiadas com os cursos de auxiliar de cozinha e de administração, merendeira  e recepcionista, cujas aulas foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (23), na Associação Nossa Senha de Guadalupe (Parque Boa Vista) e no Lar Fabiano de Cristo (São Caetano), com turmas pela manhã e à tarde.   
Os cursos têm uma carga horária de 200 horas e a conclusão está prevista para o início de julho, quando serão entregues os certificados de participação. Além oportunizar o curso gratuitamente, após receber o certificado o aluno será cadastrado no Sistema Nacional de Emprego (Sine- Bahia).
A dona de casa Eliene de Jesus Santos, do bairro Santa Inês, é uma das alunas da capacitação em auxiliar de cozinha. Ela diz que esta  é uma oportunidade que o poder público confere às famílias que não podem pagar um curso particular. “Além de aprender ou qualificar a mão de obra, ainda ganhamos uma bolsa que nos incentiva a continuar no curso, o que estimula bastante”, avalia.
O programa disponibiliza ainda vagas para o curso voltado à área da construção civil, que engloba os treinamentos na profissão de pedreiro e auxiliar, carpinteiro, encanador, entre outros.
“É sem duvida uma grande oportunidade que muitas famílias têm para se especializar em uma profissão, assegurar um emprego e garantir uma fonte de renda, para que possam viver com dignidade”, afirma o secretário de Assistência Social, Acles Dantas. Texto Rosi Barreto – Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário