> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: Concurso Pátria Amada homenageia Jorge Amado

terça-feira, 24 de abril de 2012

ITABUNA-BA: Concurso Pátria Amada homenageia Jorge Amado

Com o tema “Jorge, o Amado Grapiúna”, a Secretaria Municipal da Educação (SEC) de Itabuna está promovendo a 11º Concurso Pátria Amada, com foco nas comemorações do centenário de nascimento do mais ilustre escritor baiano e itabunense, Jorge Amado. Para tanto, a SEC, através da Assessoria de Projetos Integrados, mantém aberto até o dia 25 de maio o período de inscrições para os diversos segmentos das escolas municipais que pretendem participar do concurso.
Lançada no último mês de fevereiro, a 11ª edição do Pátria Amada será encerrada em julho com a solenidade de premiação das categorias.                                                                          O regulamento do concurso pode ser consultado através do site itabuna.ba.gov.br/patriamada. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Projetos Integrados da SEC, no Centro Administrativo Firmino Alves.  
Segundo o assessor de projetos integrados, Diego Raniery, a pretensão da Secretaria da Educação é que a comunidade escolar amplie o conhecimento sobre a vida do escritor grapiúna, cuja obra literária difundiu a cultura grapiúna no mundo. “Para isso, são propostas categorias especificas para professores, coordenadores, alunos da rede municipal”, frisou.

Incentivo à leitura

Diego explica que no concurso são desenvolvidas ações voltadas para o incentivo à leitura, às manifestações artísticas e literárias ligadas à temática proposta pela Secretaria da Educação.  Ele cita o exemplo da categoria voltada para professores e coordenadores pedagógicos, que exige a produção de um texto com o tema “O Sul Baiano a partir das obras de Jorge Amado”. O vencedor desta classe receberá como premio um notebook para o primeiro lugar.
Para as turmas de creches e pré-escola serão produzidos books infantis com crianças caracterizadas com personagens da literatura de Jorge Amado. Os vencedores – masculino e feminino – com a melhor fotografia ganharão um book fotográfico e a unidade escolar uma câmara fotográfica.
O 11º Concurso Pátria Amada prevê ainda atividades voltadas para alunos do Ciclo da Infância I, II e III, para os dos ciclos da Pré-Adolescência e da Adolescência I, II e II poderão participar com a elaboração de desenho e maratona de soletração, tudo baseado na obra do escritor grapiúna. Os jovens e adultos do Proeja d co Programa BB Educar participarão do concurso de poesia.
Já na categoria projeto de intervenção o objetivo é que a escola promova um festival gastronômico focado na culinária baiana. Nesta classe, a proposta prevê a participação da comunidade e o envolvimento de pais, alunos e educadores. A categoria bônus acontecerá em junho com a realização do concurso junino, na Praça Otávio Mangabeira. Texto: Erivaldo Bomfim – Reportagem: Rosi Barreto - Foto: Pedro Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário