> TABOCAS NOTICIAS : ITABUNA-BA: AS “DIÁRIAS” NA CÂMARA QUE FAZEM O POVO PERDER O SONO

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ITABUNA-BA: AS “DIÁRIAS” NA CÂMARA QUE FAZEM O POVO PERDER O SONO

Não estão faltando boatos de que vereadores de Itabuna promovem grandes farras com suas seguidas viagens para participações em encontros, congressos, seminários e diversos outros eventos desta natureza. E para cada viagem, o parlamentar é beneficiado com acréscimo de benefícios financeiros. Não podem restar dúvidas sobre a legitimidade do pagamento de diárias aos vereadores que viajam à “trabalho”. Afinal muitas são as missões a exigir deslocamento e outros movimentos justificadores desses gastos.
A Câmara Municipal de Itabuna, não é 100% estática e cobra desempenho além dos limites ordinários de tempo e espaço. Não devem pairar dúvidas sobre a honestidade acerca do pagamento de diárias e de quaisquer outros valores correspondentes a serviços extraordinários prestados em benefício do interesse público. Pois toda remuneração não ordinária deve ser fundamentada e, logicamente, seu valor deve preservar coerência frente aos gastos convencionais, cotidianos. O gasto com diárias não pode ser visto senão como um disparate, um acinte às contas públicas e, particularmente, uma agressão aos salários reais da imensa maioria dos servidores. Tal despesa soa como imoral embora possa ser legal. Como se justificar um montante investido no pagamento de diárias quando esse valor é superior a outros custeios da própria Câmara? Embora possam ter suas justificativas, e certamente deverão tê-las na ponta da língua, os campeões do apetite em diárias não se apresentam ao cidadão comum como explicáveis.
Como entender dispêndios superiores a R$ 50 mil num ano, em pagamento de diárias para viagens de vereadores. Esse gasto é superior ao que se investe em combustíveis, xerox´s, materiais de limpeza, internet e conservação do prédio. As aguardadas explicações não se mostraram convincentes quando das perguntas respondidas à imprensa,pois o álibi de se gastar hoje,menos do que se gastava na gestão anterior, não chega a ser coerente e plausível. Espera-se que, com mais tempo de maturação pós-publicação desta matéria, os gestores campeões em consumo de diárias possam apresentar esclarecimentos satisfatórios. Assim será bem melhor para a cidadania.
Não se questiona a necessidade de deslocamento para o trabalho de vereadores, para melhor se capacitar, estudar novas práticas de manejo legislativo, ou até representar a vereanças em congressos e eventos que o equivalha. Questiona-se o montante dos valores expendidos e seus resultados práticos. O pior de tudo é a sensação de que milhares de reais teriam desaparecido no ar. Ou não? De http://www.valcabral.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário