> TABOCAS NOTICIAS : Governador é convocado por Dilma para tratar da seca no Nordeste

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Governador é convocado por Dilma para tratar da seca no Nordeste

Os efeitos na seca nos estados do Nordeste serão tema da reunião da presidente Dilma Rousseff (PT) com os governadores da região, ministros e dirigentes de estatais que atuam na área. O encontro será na próxima semana, em Brasília. O governador Eduardo Campos (PSB) foi convocado por meio de um telefonema da própria presidente nesta quarta-feira. Na conversa, o socialista fez um relato da situação do estado que começa a ficar complicada, segundo ele, com a perda de plantações, rebanhos e a falta de água para abastecer a população rural e urbana.
“Graças às políticas sociais como a aposentadoria do trabalhador rural, crescimento do salário mínimo e Bolsa Família, o Nordeste enfrenta uma seca hoje em condições muito melhores do que no passado, mas isso não impede que um longo período sem chuvas produza prejuízo econômico e sofrimento para as pessoas. Ou seja, precisamos apoiar os arranjos econômicos e precisamos socorrer os nordestinos, inclusive com assistência social”, afirmou Eduardo.
O socialista lembrou da necessidade de adotar medidas emergenciais como distribuição de água portável por carro-pipa e o fornecimento de ração animal para os rebanhos, além de programa de qualificação profissional e a construção de cisternas e barragens. Há duas semanas, Eduardo, vem promovendo reuniões com membros de sua equipe e desenhando um plano de ação estadual para enfrentamento da calamidade.
Sobre a questão, o governador falou também com os ministros Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) e Gleisi Hoffman (Casa Civil). Segundo ele, tanto a presidente quanto os ministros foram extremamente receptivos e se mostraram interessados em conversar sobre as propostas apresentadas. Eduardo também conversou com os governadores Ricardo Coutinho (Paraíba), Cid Gomes (Ceará) e Wilson Martins (Piauí), que demonstraram grande preocupação com a situação em seus estados.
Nesta quinta-feira, Eduardo Campos abre um espaço na agenda, que desde a última terça-feira está ocupada com as reuniões de monitoramento das ações em execução no estado, para visitar o município de Bonito, no Agreste do estado. O socialista vai entregar máquinas agrícolas para 46 cidades de Pernambuco. O evento está previsto para as 9h. Por Rosália Rangel, com informações da Secretaria estadual de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário