> TABOCAS NOTICIAS : Dilma diz que desapropriação da YPF é assunto interno da Argentina

domingo, 22 de abril de 2012

Dilma diz que desapropriação da YPF é assunto interno da Argentina

A presidente Dilma Rousseff classificou nesta sexta-feira (20/04) como "assunto interno" da Argentina a desapropriação de 51% da companhia petrolífera YPF que pertencem à espanhola Repsol.
Em declarações a jornalistas, Dilma destacou que o governo brasileiro não vai interferir "de maneira alguma" ou emitir julgamento de valor sobre qualquer assunto interno de outro país.
A presidente disse ainda desconhecer o pedido da YPF de colaboração à Petrobras.
Nesta sexta, o ministro do Planejamento argentino, Julio de Vido, se reuniu com o titular brasileiro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília para discutir questões do setor petrolífero no país vizinho.
Na ocasião, Vido pediu que o Brasil aumente os investimentos na Argentina e propôs que Petrobras e YPF avancem em "negócios conjuntos" na América Latina.
O argentino também afirmou que as negociações para solucionar o conflito com a Petrobras, pelo cancelamento de uma concessão da empresa, estão "bem encaminhadas".
O próprio Lobão confirmou a solicitação de Vido para que a Petrobras aumente a aplicação de recursos no mercado de hidrocarbonetos argentino, que neste ano estão calculados em US$ 500 milhões.
O governo de Neuquén, região onde está situada uma concessão da empresa brasileira, alegou que a Petrobras não havia feito os investimentos previstos no contrato.
O mesmo motivo foi utilizado pelo Executivo argentino para justificar a decisão de enviar ao Congresso o projeto de lei que expropria 51% do patrimônio da YPF, que era controlada pela Repsol. EFE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário