> TABOCAS NOTICIAS : Consocial nacional acontece em um mês

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Consocial nacional acontece em um mês

Arquitetada nos moldes das grandes conferências, ou seja, preparada primeiramente nos municípios e estados para a realização da etapa nacional, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial) acontecerá daqui um mês, em Brasília. Os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal realizaram as etapas regionais até a semana passada. Agora 1,2 mil delegados dos quatro cantos do país são esperados na capital federal entre os dias 18 e 20 de maio para cumprir a meta de escolher as diretrizes para a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle e garantir a implantação de ações voltadas para o controle social da gestão pública.
Para o coordenador-executivo nacional da 1ª Consocial, Fábio Félix, a conferência ressalta a importância de se construir uma sociedade íntegra, na qual o cidadão não aceita a corrupção. “Agora, as propostas escolhidas nas etapas preparatórias vão contribuir para o caderno de propostas que será debatido na Etapa Nacional”, finalizou.
A Consocial é realizada pela Controladoria Geral da União (CGU) e foi convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010. Além das conferências estaduais, as etapas preparatórias também aconteceram nos municípios. Nas ocasiões, a sociedade debateu a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos, mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública, a atuação dos conselhos de políticas públicas como instancias de controle e as diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção. Leia tudo em http://www.contasabertas.org/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=861

Nenhum comentário:

Postar um comentário