> TABOCAS NOTICIAS : Chávez volta a Cuba para nova sessão de radioterapia contra câncer

domingo, 8 de abril de 2012

Chávez volta a Cuba para nova sessão de radioterapia contra câncer

O presidente cubano, Raúl Castro, recebeu seu colega e amigo venezuelano, Hugo Chávez, que chegou a Havana neste domingo para se submeter a uma terceira sessão de radioterapia em seu tratamento contra o câncer, noticiou o jornal Juventud Rebelde.
"Ao retornar a Cuba na madrugada deste domingo, 8 de abril", Chávez "recebeu as calorosas boas-vindas do general do Exército, Raúl Castro Ruz", destacou o jornal, que não publicou nenhuma foto da chegada do chefe de Estado venezuelano à ilha.
Raúl Castro e Chávez realizaram "um animado intercâmbio" no aeroporto internacional de Havana, acrescentou o Juventud Rebelde, único jornal de circulação nacional dominical em Cuba.
Pouco antes de embarcar, Chávez, que está em tratamento contra a recorrência de um câncer que foi diagnosticado inicialmente em junho de 2011 em Havana, celebrou uma reunião com seus ministros, na qual anunciou que se apressava a viajar para a ilha para "continuar batalhando pela vida".
Depois escreveu em sua conta no microblog Twitter: "Já na pista do Aeroporto Internacional Simón Bolívar! Rumo à Havana, com fé no Cristo Ressuscitado! Viveremos e Venceremos!".
O presidente venezuelano informou no sábado que voltará ao país na quinta-feira para assistir aos atos de comemoração pelo 10º aniversário de seu retorno ao poder, após um breve golpe de Estado em 11 de abril de 2002.
Chávez, de 57 anos, foi operado de um primeiro tumor cancerígeno na região pélvica em junho, em Havana, onde também se submeteu a três das quatro sessões de quimioterapia que fez no total. Em outubro deu como superado o câncer.
Mas em fevereiro voltou a ser operado na capital cubana de um segundo tumor na mesma área de onde teve extirpado o primeiro, para depois iniciar uma radioterapia. Nem o presidente, nem sua equipe médica revelou o tipo de câncer de que sofre, nem sua localização exata.
Na quinta-feira, durante missa em seu estado natal de Barinas (oeste), Chávez, um católico fervoroso, pediu a Deus que lhe dê "vida porque ainda restam coisas a fazer por este povo e esta pátria".
Chávez, no poder desde 1999, aspira à reeleição em 7 de outubro, quando deve enfrentar o candidato opositor Henrique Capriles Radonski, governador do populoso estado de Miranda (norte). Da AFP Paris

Nenhum comentário:

Postar um comentário