> TABOCAS NOTICIAS : BRASIL: Inflação cai e juro pode baixar

sexta-feira, 6 de abril de 2012

BRASIL: Inflação cai e juro pode baixar

O aumento de 0,21% nos preços detectado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em março confirma um perfil da inflação em 2012 bem diferente do verificado em 2011. Os preços dos alimentos pressionam menos a taxa neste ano, assim como os monitorados e os serviços.
A queda da inflação a um nível abaixo do que estava sendo aguardado pelo mercado animou o governo. Para o ministro da Fazenda, Guido Mantega, o resultado foi excepcional e abre possibilidade para estímulo da economia, queda dos juros privados e para o aumento do crédito nos bancos. “Isso significa que a inflação está sob controle e abre possibilidade de crescimento maior (da economia) este ano.”
Na próxima semana, Mantega deve se reunir com representantes de bancos privados para discutir a redução dos spreads – diferença entre a taxa de captação paga pelos bancos e a taxa de juro cobrada nos empréstimos. O tema é considerado prioritário pela equipe econômica e pela presidente Dilma Rousseff.
Crédito mais barato
A inflação decrescente aumenta a munição do governo nas investidas para baratear o crédito. “O nível de inflação está bem menor do que no ano passado”, disse Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ao divulgar o IPCA de março.
No primeiro trimestre, subiram menos os preços de alimentação, transportes e educação. Como resultado, a inflação acumulada em 2012 ficou em 1,22%, enquanto nos três primeiros meses de 2011 havia sido de 2,44%. Em 12 meses, o IPCA chegou a 5,24% em março, o menor desde outubro de 2010, quando ficou em 5,2%. De http://www.jt.com.br/seu-bolso/

Nenhum comentário:

Postar um comentário