> TABOCAS NOTICIAS : 23 DE ABRIL

segunda-feira, 23 de abril de 2012

23 DE ABRIL

23 de Abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – World Book and Copyright Day

Instituída pela Unesco em 1995, a data visa atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para este que é um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem. A Unesco pretende mobilizar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do direito de autor.
A escolha do dia deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.
23 April: a symbolic date for world literature for on this date and in the same year of 1616, Cervantes, Shakespeare and Inca Garcilaso de la Vega all died. It is also the date of birth or death of other prominent authors such as Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla and Manuel Mejía Vallejo. It was a natural choice for UNESCO’s General Conference to pay a world-wide tribute to books and authors on this date, encouraging everyone, and in particular young people, to discover the pleasure of reading and gain a renewed respect for the irreplaceable contributions of those who have furthered the social and cultural progress of humanity.
The idea for this celebration originated in Catalonia where on 23 April, Saint George’s Day, a rose is traditionally given as a gift for each book sold. The success of the World Book and Copyright Day will depend primarily on the support received from all parties concerned (authors, publishers, teachers, librarians, public and private institutions, humanitarian NGOs and the mass media), who have been mobilized in each country by UNESCO National Commissions, UNESCO Clubs, Centres and Associations, Associated Schools and Libraries, and by all those who feel motivated to work together in this world celebration of books and authors. Fonte: Unesco

23 de Abril – Dia do Chorinho

Dia 23 de abril é comemorado o dia do chorinho. A data foi escolhida por ser o dia do nascimento de Pixinguinha, um dos grandes músicos especialistas no gênero.
O Choro, popularmente chamado de chorinho, é um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. Apesar do nome, o gênero é em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. O choro é considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado.
Alfredo da Rocha Viana Filho, ou Pixinguinha, foi autor de dezenas de valsas, sambas, choros e polcas. Compôs orquestrações para cinema, teatro e circo, além de arranjos para intérpretes famosos, entre os quais Carmen Miranda, Francisco Alves e Mário Reis. Considerado o maior flautista brasileiro de todos os tempos e mestre do chorinho, Pixinguinha desde pequeno dedicou-se à música. Fonte: Wikipédia / Almanaque Música

23 de Abril – Dia Mundial da Cerveja Alemã – World German Beer Day

Conhecida desde a antiga Mesopotâmia, a cerveja é uma das bebidas mais apreciadas no mundo. Mesmo sendo fabricada em diversos países, a cerveja é sinônimo de um só: a Alemanha. Em nenhuma nação, além dessa, foi criado um dia para que a cerveja seja lembrada, ou uma festa onde seu consumo é celebrado, nem se conhece nenhum outro território onde existam tantas marcas da bebida.
Em 1516, foi publicada a Lei da Pureza da Cerveja. De acordo com a fórmula estabelecida por ela, a bebida deve ser produzida com água, lúpulo, fermento, malte e… nada mais. Proibindo o uso de aditivos e conservantes a lei esperava garantir uma bebida pura e saborosa para os consumidores. Em homenagem à data em que foi promulgada, 23 de abril é considerado atualmente o “Dia Mundial da Cerveja Alemã”.
A Baviera, terra da Oktoberfest “original”, é uma das regiões onde mais se bebe cerveja no mundo: 156 litros per capita, bem mais do que a média dos alemães, 114 litros, o que colocaria a região como segunda consumidora mundial de cerveja, perdendo apenas para a República Tcheca, onde o consumo chega à 166 litros.
Independentemente do consumo, a Alemanha mantém um curioso recorde mundial sobre cervejas. No país existem mais de 5 mil marcas de cervejas e cerca de 1.270 cervejarias, o que o classifica como líder isolado no quesito “variedade”. No país existem cervejas para todos os paladares. Alguns dos tipos mais famosos são a Weissbier (ou Weizenbier), feita de trigo, com aroma floral; a Lager, mais turva e com um sabor mais forte e adocicado; a Schwarzbier, cerveja escura, feita com malte torrado; a Bock, também escura, porém com maior teor alcoólico e a Pils, também conhecida como Pilsen, famosa por sua coroa cremosa. Cruzar a Alemanha conhecendo cervejarias e provando os diferentes sabores de cerveja é um roteiro perfeito para os amantes da bebida.
On April 23, 1516, Duke Wilhelm IV proclaimed a law that would outlast all others in German history: the beer purity edict. The decree declares that German beer may contain just four ingredients: malt, hops, yeast and water. And on the basis of these select ingredients, German brewers have succeeded in crafting the finest beers, emulated the world over. On April 23 each year, beer lovers everywhere celebrate German Beer Day. Fonte: Haus Bier / Echo World / Alemanja

Nenhum comentário:

Postar um comentário