> TABOCAS NOTICIAS : 14 de Abril – Dia Internacional do Café – International Coffee Day

sábado, 14 de abril de 2012

14 de Abril – Dia Internacional do Café – International Coffee Day

O mundo celebra no dia 14 de abril, o Dia internacional de um dos produtos líquidos mais consumidos: o café.
O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro.
Ele experimentou os frutos e se sentiu mais alegre e com maior vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar a infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava.
O homem levou o grão para o mosteiro mais próximo e os monges consideraram a planta “coisa do demônio”, então Kaldi decidiu pôr fogo no arbusto.
O aroma exalado pelos frutos torrados nas chamas atraiu todos os monges para descobrir o que estava a causar aquele maravilhoso perfume, e os grãos de café foram retirados das cinzas.
Ato contínuo, os monges mudaram de ideia e sugeriram que os grãos fossem esmagados na água para ver que tipo de bebida daria, e logo descobriram que a bebida os mantinha acordados durante as rezas e períodos de meditação.
A notícia do grão “milagroso” foi passando de mosteiro a mosteiro e assim o café ficou conhecido no mundo.
O café foi torrado pela primeira vez na Pérsia. Hoje, o Brasil é o maior produtor mundial do café, seguido do Vietnam e da Colômbia.
O grão que faz parte do cotidiano de muitas pessoas é tão importante que ganhou um dia a si dedicado e denominado “Dia Internacional do Café”.
Hoje, o seu uso se estendeu a todo mundo. É usado em bebidas quentes, frias, doces e salgados. O café é utilizado na gastronomia mundial e é visto por muitos não apenas como uma bebida.
Pesquisas realizadas no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão revelam que o café pode fazer muito bem à saúde e que seu consumo moderado (de 3 a 4 xícaras ao longo do dia) contribui na prevenção de várias doenças, como diabetes do adulto, câncer de cólon, de fígado e de mama, e doença de Parkinson entre outras.
O café possui de 1% a 2,5 % de cafeína, que é o componente mais conhecido por seus efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central, e geralmente é associada a uma melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico. Além da cafeína, o café contém uma grande variedade de macro e micro nutrientes que contribuem a nossa dieta e bem-estar. São eles: ácidos clorogênicos – responsáveis por grande parte da atividade antioxidante da bebida e ainda com potencial atividade antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva – e a niacina, que é uma vitamina do Complexo B, formada pela degradação de um composto naturalmente presente no grão.
Dia 24 de maio é o Dia Nacional do Café.
The world celebrates April 14, the International Day of Coffee; one of the most consumed products. The coffee was roasted for the first time in Persia. Now Brazil is the world’s largest producer of coffee, followed by Vietnam and Colombia. Fonte: Brunei News / Angola Press / Maxpress

Nenhum comentário:

Postar um comentário